Ações de conscientização reduzem número de acidentes no perímetro urbano de Teutônia

977
Trabalho de conscientização é uma das formas de reduzir acidentes

Desde o ano passado, a Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana, através do Departamento de Trânsito, tem focado diversas ações na conscientização dos motoristas, visando um trânsito mais seguro. Já na edição de 2017 da Semana Nacional do Trânsito, Teutônia intensificou palestras e outras atividades, atingindo a população de todas as faixas etárias. Em 2018, não foi diferente.

Frutos deste trabalho de conscientização já estão sendo colhidos, principalmente no que se refere à redução dos acidentes de trânsito no perímetro urbano de Teutônia. De janeiro a agosto de 2016, foram 253 acidentes, segundo números fornecidos pela Brigada Militar ao Departamento de Trânsito. No mesmo período em 2017, o número de acidentes reduziu para 170. E, em 2018, também de janeiro a agosto, foram 118 ocorrências.

Analisando o total de acidentes durante o ano todo, também houve redução significativa de 2016 a 2017. Em 2016, foram registradas 386 ocorrências, média de 1,05 acidentes por dia. Já no ano passado, foram registrados 253 acidentes, média de 0,95 por dia. A redução foi de 34,45%. Os acidentes que resultaram somente em danos materiais reduziram de 278 em 2016 para 97 em 2017. Já os acidentes com lesões reduziram de 107 em 2016 para 86 em 2017.

Embora em 2017 tenham ocorrido dois acidentes com vítimas fatais na área urbana, os números indicam uma redução expressiva no número de acidentes. Voltando à análise dos números de janeiro a agosto de cada ano, a redução chegou a 54,4%, levando em conta os acidentes de 2016 (253 ocorrências) e 2018 (118 ocorrências).

O entendimento é que o trabalho de conscientização dos motoristas e da população tem contribuído com a redução gradativa do número de acidentes. “Sabemos que é um trabalho formiguinha, mas aos poucos vamos mudando o pensamento da população, de que um trânsito sem acidentes é resultado de pessoas conscientes”, coloca o diretor do Departamento de Trânsito, Carlos Alberto da Silva.

O diretor ainda acrescenta que o foco continuará sendo a conscientização. “Se cada um fizer a sua parte, vamos reduzir ainda mais o número de acidentes. Imperícia, imprudência e negligência não podem fazer parte do dia a dia dos motoristas. Neste sentido, vamos continuar focando na conscientização. Acredito que estamos no caminho certo. Juntos vamos ter um trânsito melhor e mais seguro para todos”, frisa.

Conforme o subsecretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Clemir Tavares de Jesus, o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Trânsito, juntamente com Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Voluntários, Polícia Rodoviária Estadual e Centros de Formação de Condutores, tem sido crucial para que menos acidentes aconteçam. “A união de esforços tem se mostrado o melhor caminho em muitos aspectos. No trânsito não tem sido diferente. Sabemos que não iremos zerar o número de ocorrências, mas podemos diminuí-las. Mas, para isto, todos precisam fazer a sua parte”, sublinha.

- publicidade -