Olimpíada de Matemática da Univates reúne mais de 2,3 mil alunos de escolas

Resultado será divulgado no dia 21 de novembro

740
Crédito da foto: Ana Amélia Ritt/Divulgação

Com o objetivo de instigar a resolução de problemas de forma criativa e o raciocínio lógico, a Univates realiza a 21ª edição da Olimpíada Matemática. Já tradicional, o evento reuniu mais de 2,3 mil alunos de 78 escolas de 27 municípios do Vale do Taquari. Na monitoria das provas, cerca de 130 alunos de diferentes cursos de graduação da Instituição.

“A Olimpíada Matemática da Univates é só a cereja do bolo, o auge, porque há todo um trabalho realizado pelas escolas antes da prova. Esse momento é importante pelo contato dos alunos de educação básica com a universidade. É a alegria deles, percebemos os olhinhos brilhando”, afirma a coordenadora do evento, Adriana Magedanz.

Pela primeira vez participando do evento estavam Nícolas Davi Marques e Jader Luís França, do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Pedro I, de Teutônia. Sobre a prova declararam: “Muito legal, bem desafiadora e interessante”. Depois do teste, os meninos seguiram os passos já tradicionais: “Vamos encontrar a professora, lanchar e dar uma volta no campus”, contaram.

Gabriela da Costa e Sabrina Rahmeier, do 9º ano da Emef São Caetano, de Arroio do Meio, contam que já participaram de outras edições. “Todo ano acabamos aprendendo algo novo. A prova é mais complicada, envolve lógica e interpretação, mas foi razoável”, afirmou Gabriela.

O resultado das questões será divulgado no dia 21 de novembro no site da Univates. Mais informações sobre a Olimpíada Matemática da Univates podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5515, ou pelo e-mail [email protected].

- publicidade -