Prefeitura de Lajeado apresenta projeto da nova Escola Infantil do bairro Santo Antônio

1647
Coletiva de imprensa realizada no Gabinete do Prefeito para apresentação da nova EMEI

A Prefeitura de Lajeado apresentou nesta quarta-feira (10/10), durante coletiva de imprensa realizada no Gabinete do Prefeito, o projeto da nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) do bairro Santo Antônio. Ela será construída com recursos próprios do município, resultado da economia feita durante os dois primeiros anos da administração. O projeto arquitetônico e estrutural, com características sustentáveis, já foi concluído. Agora, está em fase final de elaboração do orçamento, com custo preliminar estimado em R$ 2,1 milhões. O projeto deverá ser encaminhado para licitação nos próximos dias.

A expectativa da prefeitura é que as obras possam começar no final de 2018 ou começo de 2019. Com isso, a nova escola, com capacidade para 188 crianças de até cinco anos em turno integral, deverá começar a funcionar no ano letivo de 2020.

“Temos muito orgulho de apresentar este projeto para a comunidade! Ele comprova o nosso compromisso com a educação, uma prioridade da nossa administração. E mostra que com austeridade e planejamento, economizando no que for possível, conseguimos ter os recursos para investir no que é mais importante. Todas as nossas secretarias tiveram que cuidar dos seus orçamentos para que o município voltasse a ter condições de investir. Agora, conseguimos apresentar o resultado disso, que é a construção de uma escola com recursos próprios. Poucos municípios conseguem ter a felicidade de anunciar algo assim nos dias de hoje. Por isso nós, aqui em Lajeado, queremos celebrar este momento. Vamos seguir investindo no que temos de mais importante, que é o futuro das nossas crianças”, disse o prefeito Marcelo Caumo.

A nova escola deverá começar a funcionar no ano letivo de 2020

A nova escola será construída na rua Arnoldo Uhry, próximo aos residenciais Novo Tempo I e II e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Novo tempo, que também está em construção O projeto da nova escola teve como referência os projetos das duas EMEIs em construção no município (Conventos e Bom Pastor) para manter a unidade visual dos estabelecimentos.

“Nossa preocupação com as necessidades da comunidade lajeadense em razão da grande demanda por vagas na Educação Infantil nos faz investir em escolas novas e na reforma das já estabelecidas. Temos feito um grande esforço de gestão para qualificar cada vez mais os nossos professores e as nossas escolas, investindo em materiais e melhorias nos prédios”, conta a secretária municipal da Educação, Vera Plein.

Conforme a arquiteta Rute Driemeyer, da Secretaria do Planejamento e Urbanismo (Seplan) e responsável pelo projeto, a proposta da nova EMEI segue as regras das escolas que estão sendo feitas com recursos federais, mas foram feitas adequações.

“A organização espacial é muito semelhante à do Bom Pastor e de Conventos. Mas no projeto do bairro Santo Antônio ampliamos uma sala multiuso e pensamos em um projeto mais sustentável”, explica Rute.

Conforme a arquiteta, a nova escola contará com dois corredores verdes, onde serão desenvolvidas atividades com horta. Além disso, foi feito uma adequação do telhado para permitir o reaproveitamento das águas pluviais, que serão recolhidas das calhas e armazenadas em três cisternas. Esta água será utilizada em vasos sanitários e nas torneiras dos jardins. A escola também já terá esperas para instalação de painéis para uso de luz solar, ficando apta a receber um sistema de energia fotovoltaica, gerando economia e sustentabilidade para o projeto.

A nova EMEI do bairro Santo Antônio:

Endereço: Rua Arnoldo Uhry
Área construída: 1.530,62m²
Área total do terreno: 3.824,6m²
Recursos: próprios do município de Lajeado, a partir do superávit registrado em 2017 com as economias feitas pela administração
Vagas: 188 vagas em turno integral
– 10 salas de aula
– 2 salas de multiuso
– Área coberta que ligará os dois blocos
– Solários (áreas abertas e protegidas) para as crianças nos dias de chuva
– Estacionamento para 16 vagas

Outras EMEIs em construção
Além da nova EMEI do bairro Santo Antônio, outras duas estão em construção:

Doce Infância – Conventos
Endereço: Rua Benno Schmitt, 351
Área construída: 1.510,23m²
Área total do terreno: 4.994,27m²
Recursos: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
Vagas: 188 vagas em turno integral (hoje, a EMEI já atende 149 crianças em salas alugadas do Colégio Sinodal Conventos)
Início das obras: março de 2016
Previsão de término: dezembro de 2018

EMEI do bairro Bom Pastor
Endereço: Rua Eugênia Mello de Oliveira Kirchheim
Área construída: 1.510,23m²
Área total do terreno: 2.880m²
Recursos: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
Vagas: 188 vagas em turno integral
Início das obras: agosto de 2018
Previsão de término: maio de 2019 (pelo contrato)

- publicidade -