Novos contêineres marrons são destinados a resíduos orgânicos, em Garibaldi

648
A Avenida Rio Branco e algumas praças também devem ser contempladas com as novas lixeiras/Créditos da foto: Priscila Pilletti/ Divulgação

A área central de Garibaldi conta com novos contêineres para a destinação de resíduos. Foram adquiridos 30 novos recipientes na cor azul para resíduos recicláveis e 30 novos recipientes na cor marrom para resíduos orgânicos, conforme acordado entre os municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), em audiência pública que abordou a gestão integrada de resíduos neste ano.

A aquisição visa substituir os contêineres com avarias e danificados pelo tempo de uso. O secretário municipal de Meio Ambiente, Arnaldo Seganfredo, pede a conscientização da comunidade para o bom uso dos novos materiais. “Os contêineres são bens públicos, que têm a importante função de dar a destinação ambientalmente correta ao nosso lixo. Contamos com a colaboração de todos para que não haja depredações”, solicita. Cada contêiner tem um custo de R$ 1.584,00

Além dos recipientes para o descarte de lixo residencial, também foram instaladas mais lixeiras de mão. Após a Avenida Independência, a última rua a receber as novas lixeiras foi a Júlio de Castilhos. “No total, serão distribuídas 150 lixeiras em vias de grande circulação de pedestres e turistas, respeitando um espaço de 30 metros entre elas. O modelo segue o mesmo utilizado na Rua Buarque de Macedo”, informa Seganfredo.

A Avenida Rio Branco e algumas praças também devem ser contempladas com as novas lixeiras, que devem ser utilizadas para o descarte de pequenos resíduos gerados pelos pedestres nos locais de circulação, como embalagens de doces, garrafas e papéis em geral.

Flores

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) ainda atua no plantio de flores para a ornamentação das áreas comuns do município. Na Avenida Independência, acesso principal a Garibaldi, o plantio das alegrias de jardim já está concluído.

A SMMA lembra que a colaboração da comunidade é fundamental para manter os jardins bonitos e bem cuidados. Para isso, cada um pode contribuir dando a destinação correta aos seus resíduos, não os colocando nos canteiros ou calçadas, e respeitando os locais de passagem de pedestres.

- publicidade -