Curso de Nutrição da Univates realiza atividade sobre memórias afetivas com idosos

Estudantes acompanharam atendimentos realizados no Ambulatório de Nutrição

802
Estudantes do curso de Nutrição da Univates realizam encerramento da diciplina de Nutrição no Envelhecimento

Com receitas que despertam memórias afetivas, foram encerradas as atividades da disciplina Nutrição no Envelhecimento do curso de Nutrição da Univates de Lajeado, na terça-feira (28/11). O momento reuniu idosos acompanhados pelos estudantes do curso ao longo do semestre no Ambulatório de Nutrição, quando os pacientes recebiam atendimento nutricional com orientação, entrega de plano alimentar e avaliação nutricional completa.

Durante o semestre, seis idosos atendidos no Ambulatório de Nutrição e seis idosos da família das alunas falaram sobre algum prato que lhes despertam memórias afetivas, e entregaram as suas receitas para que fosse elaborado um livro, entregue ao grupo durante a atividade de encerramento. Os participantes também orientaram as estudantes sobre a preparação dos pratos.

Neli Maria Conte, 67 anos, paciente do Ambulatório de Nutrição desde agosto de 2017, comemorou o seu aniversário com a turma. “Foi maravilhoso! Eu não tenho nem palavras. Só tenho que agradecer às nutricionistas e às meninas que me acompanharam. Eu achei que estava tudo perfeito. Foi muito bom, pois pudemos conhecer outras pessoas”, disse ela, acrescentando que a atividade foi tão válida que gostaria que acontecesse mais vezes. “Outra vez que tiver eu quero participar, pois gostei muito. O meu muito obrigada a vocês pela atenção que sempre dão para a gente”, finalizou.

A estudante Nathascha dos Santos Trindade resume que a vivência com idosos proporciona momentos de aprendizado e a possibilidade de conhecer a história dessas pessoas, que é gratificante. “Tanto os acompanhamentos efetuados com os pacientes quanto a aula prática realizada pela disciplina Nutrição no Envelhecimento foram enriquecedores para a troca de experiências e nossa formação acadêmica”, avalia.

Para a coordenadora do curso e professora da disciplina, Fernanda Scherer Adami, essa atividade se propõe a aliar o ensino-serviço com o objetivo de proporcionar aprendizagem significativa aos estudantes e aos idosos presentes. A coordenadora do Ambulatório de Nutrição, Franciele Machado, acrescenta que essa parceria entre ensino, serviço e comunidade é muito enriquecedora para todos os envolvidos. “Nos oportuniza aprender, ensinar, pensar, conhecer e influenciar vidas. Isso é muito gratificante”, finaliza.

Confira os pratos apresentados pelos participantes:

Galinhada;
Feijoada carioca;
Churrasco;
Carreteiro;
Waffle;
Peixe assado;
Peixe frito;
Arroz de forno;
Lasanha de berinjela;
Torta de moranga;
Bolo de nozes;
Clês (ou preguiça de sogra ou nhoque).

- publicidade -