Programas sociais voltados a crianças e bebês são apresentados em Estrela

Ato envolveu famílias, equipes de trabalho e apoiadores do Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz

913
Evento contou com a presença de autoridades, representantes da Dália Alimentos, equipes de trabalho e famílias atendidas/ Crédito da foto: André da Silva e Rodrigo Angeli/ Divulgação

O Salão Nobre da prefeitura de Estrela recebeu, na manhã de terça-feira (04/12), dezenas de crianças e bebês. Também seus pais, alguns avós e outros familiares. Eram elas a prova real e testemunhas do sucesso dos programas sociais Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz. Desenvolvidos pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), da Educação (Smed) e da Saúde, os programas têm o apoio da Dália Alimentos, cujos dirigentes e representantes de associados também compareceram ao ato para conhecerem mais de perto algumas das famílias assistidas pelos programas.

Os programas PIM e Criança Feliz são políticas públicas que recebem recursos estaduais e federais, para atuarem no atendimento à primeira infância na sua integralidade. A adesão do município ocorreu em 2017 e a execução e implementação da política está voltada a gestantes, bebês e crianças de zero a três anos de idade. Em julho deste ano iniciaram visitas domiciliares às casas das famílias através de sete visitadoras. Um total de 150 famílias em situação de vulnerabilidade social, que recebem transferência de renda do Programa Bolsa Família, são beneficiadas. Nos domicílios são realizadas atividades e brincadeiras para estimular vínculos familiares e proporcionar um desenvolvimento integral mais saudável. No atendimento às gestantes um dos recursos utilizados no trabalho é o Livro da Família, no qual são descritas todas as etapas do crescimento da criança.

Ações desenvolvidas nos programas sociais Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (PCF) foram apresentadas/ Crédito da foto: André da Silva e Rodrigo Angeli/ Divulgação

O Grupo Técnico Municipal planeja, monitora e avalia as ações desenvolvidas, seleciona e capacita os visitadores e identifica as famílias para atendimento. É formado pela psicóloga Lilian Schmidt (Saúde), assistente social Marli Hauschild (Sedesth) e pela pedagoga Ana Möllmann (Smed). A supervisora e coordenadora é a assistente social Elisângela Beatris Becker. “Crianças que recebem estímulos adequados na fase inicial da vida apresentam melhor rendimento escolar, menores problemas de socialização e se tornam adultos mais seguros.” O mapeamento percorreu bairros do município, e foi realizado de maneira mais intensiva nos bairros das Indústrias, Moinhos, Oriental, Boa União e Imigrantes, Loteamentos Nova Morada I e II e parte do Distrito de Glória, onde se localiza a aldeia indígena. Ivan dos Santos (24), morador da aldeia indígena, foi ao evento com as duas filhas. Lisiane (1,9 meses) e Livia Olhweiler (9 meses) são atendidas pelas visitas do programa. “Este trabalho é muito importante para elas. Sentem carinho, ensinamentos, e nós que precisamos de ajuda temos apoio, também aprendemos”, diz Santos, que está desempregado.

Depois de um vídeo institucional com algumas das realizações dos programas ser apresentado, o secretário da saúde, Elmar Schneider, falou aos presentes. “As pessoas estão em primeiro lugar aqui em Estrela. E as crianças acima de tudo. As secretarias de saúde, de educação e da Sedesth, e nossas parceiras como a Dália, estão unidas em torno deste objetivo comum, que é projetarmos um futuro melhor para todos e cujo sucesso temos em vários exemplos pontuais aqui presentes.” O vice-presidente do Conselho de Administração e conselheiro da Dália, Pasqual Bertoldi, foi o primeiro da empresa a justificar o apoio dado. “Os programas de Estrela têm a mesma visão do projeto que desenvolvemos na empresa entre funcionários e associados, o Criança Dália, que há 13 anos objetiva um dia a dia melhor para o futuro de nossas famílias, que são as nossas crianças.” O presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, foi outro a aplaudir as iniciativas. “Estamos todos envolvidos com projetos e programas os quais os nomes já justificam sua existência e nosso apoio, e despertar ações sociais para um amanhã melhor está sempre entre nossas principais missões”, destacou. A senhora Lenira dos Santos, que tem seus netos atendidos pelos programas, falou em nome das famílias. “Vejo no rosto de muitas famílias, algumas que estão aqui, os sorrisos de volta”, resumiu ela, emocionada.

O secretário da Sedesth, José Itamar Alves, encerrou o cerimonial. “Temos que agradecer ao governo que dá fundamental atenção a este vital setor,  a empresa que apoia a causa social, ao empenho das capacitadas equipes envolvidas no bem executar deste importante trabalho e as famílias que reconhecem a necessidade e o valor destes programas, e por isso abrem as portas de suas casas para que o trabalho bem transcorra na busca de uma sociedade melhor”, frisou ele, antes de todos serem convidados a tomar um café com as famílias presentes e brincarem com as crianças.

- publicidade -