Encontro destaca o protagonismo das mulheres no desenvolvimento rural em Estrela

Seminário realizado nesta sexta-feira marcou encerramento do XIII Multimulher

673
Vice-prefeito Valmor Griebeler participou da abertura oficial do evento/Crédito da foto: Paulo Ricardo Schneider/ Divulgação

O Seminário Mulheres e o Desenvolvimento Sustentável, realizado na tarde de sexta-feira (29/03), encerrou a programação oficial do XIII Multimulher, em Estrela. O protagonismo das mulheres no desenvolvimento rural e a troca de experiências que estão ocorrendo no Vale do Taquari, na área da agroecologia, foram os pontos principais do encontro, que teve como palestrante a engenheira agrônoma

Agda Regina Yatsuda Ikuta, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Agda abordou a segurança alimentar, o direito de todos a uma alimentação saudável e a importância da agricultura familiar. Em 2011 a Organização das Nações Unidas definiu que o principal foco das políticas deve ser a promoção e o desenvolvimento da agricultura sustentável, com ênfase nos pequenos agricultores. No meio rural, a maior parte da mão de obra vem da agricultura familiar, disse a palestrante. 

No Rio Grande do Sul, por exemplo, 80% dos estabelecimentos rurais possuem até 50 hectares. Agda também mencionou a lei que instituiu a Política Estadual de Agroecologia e de Produção Orgânica como instrumento de promoção do desenvolvimento sustentável, com a finalidade de apoiar e incentivar sistemas agroecológicos e orgânicos de produção e a transição agroecológica e orgânica. 

A abertura oficial contou com a presença do vice-prefeito Valmor Griebeler; do gerente regional da Emater, Marcelo Brandoli; da coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Social e assistente técnica estadual, responsável pelos temas de Ater Mulheres e Juventude Rural da Emater Central, de Porto Alegre, e da diretora administrativa da Faculdade La Salle, Cláudia Argiles da Costa. Também prestigiaram o evento os secretários municipais da Agricultura, José Adão Braun, e do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, José Itamar Alves. 

A união das mulheres, como é o exemplo das diversas entidades que atuam no Multimulher, foi destacada pelo vice-prefeito Valmor Griebeler. “O sentimento real e verdadeiro do nosso governo é trabalharmos juntos e queremos trabalhar sempre mais o protagonismo das mulheres”, afirmou. 

O seminário contou ainda com relato de experiências, com a participação de representantes do Organismo de Controle Social (OCS) Orgânicos Estrela, agricultoras de Colinas, sobre a transição agroecológica no município, e grupo de produtores orgânicos de Alto Arroio Alegre, de Santa Clara do Sul. A promoção foi da Emater/RS, com apoio das entidades organizadoras do Multimulher, Faculdade La Salle e Governo do Estado do RS.

O XIII Multimulher é uma realização do Governo de Estrela, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Associação de Mulheres Estrelenses, Hospital Estrela, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater/RS, Faculdade La Salle, Arte na Escadaria, Lions Clube, Rotary Club, Apae e Câmara de Vereadores. Tem apoio da Loja Pezzuti, Ótica Lauro e Diersmann Assistência Familiar.

- publicidade -