Brechó e Varal Solidário de Estrela cumprem com suas metas

Mais de quatro mil peças de roupas foram doadas e mais de R$ 2,2 mil arrecadados com venda simbólica de itens

1644
Das mais de cinco mil peças do Varal Solidário, mais de quatro mil foram doadas / Crédito da foto: Rodrigo Angeli / Divulgação

O sábado (10/08), foi marcado pela solidariedade em Estrela. Mais de 400 pessoas, de beneficiadas a voluntárias, estiveram envolvidas com o 6º Brechó Solidário e o 1º Varal Solidário de Estrela, organizados pelo Gabinete da Primeira-Dama. Mais de quatro mil peças de roupas e calçados foram doadas e R$ 2.284 arrecadados com a venda, a preços simbólicos, de uma centena de itens como móveis, eletrodomésticos, colchões e outros, como até mesmo bicicleta e batedeira. A avaliação foi considerada muito positiva pelos organizadores e apoiadores.

O portão garagem do antigo prédio da Polar Pinheiro Machado, em frente a Praça Menna Barreto, foi aberto às 8h. Um grande público já aguardava do lado de fora para ter acesso às mais de cinco mil peças de roupas e calçados do Varal, de todos os tamanhos e para todas as épocas do ano, já pré-selecionadas. Também aos sofás, televisores, máquinas de lavar, armários e outros itens do Brechó. Estes vendidos a preços simbólicos. O valor arrecadado será destinado a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela (Liga). Sem fechar ao meio-dia, os eventos tiveram movimento até seu fim, às 16h.

Aos poucos as pessoas passaram a acumular, em seus braços, as peças. Era permitido até 12 por pessoa, após realização de cadastro com informações do beneficiado. Silvani Alves de Souza (33) e a filha de sete anos se mostravam contentes. “Vai nos ajudar muito”, destacou a moradora do Bairro Moinhos. Elisete Terezinha Eidelwein também se mostrava feliz com a iniciativa. “Olha! Tem até um vestido de prenda. Pena que minha neta ainda é muito pequena para ele. Vamos deixar para outra que vá aproveitar mais”, afirmou a senhora ao colocar a peça de novo no cabideiro. As amigas do Bairro Oriental, Dominique de Moraes (10) e Caroline Hunning, também eram só sorrisos. Na sessão de roupas infantis, procuravam peças para elas e familiares. “Gostei de umas para mim e minha mana, de quatro anos”, afirmou Dominique. “Quero umas e meu sobrinho pequeno, de dois anos, precisa também”, justificou Caroline.

No Brechó, os melhores itens logo tiveram saída. Os menores, logo carregados. Os maiores reservados para serem transportados por profissionais da área, que também colaboravam com fretes mais baratos. O armário e a casa de dona Glaci Minet (59) está mais completa desde sábado. Ela foi pegar algumas peças de roupas. O filho alguns móveis. Saíram com uma dezena de roupas, dois colchões e quatro cadeiras. “Estou muito feliz. Minha casa precisava muito”, afirmou a senhora, que contou ainda com a solidariedade de um amigo da família, Jonas Cruz, para transportar gratuitamente o material.

O evento contou com a organização e participação da Defesa Civil, Liga, Lions Clube de Estrela, das Secretarias de Obras e da Cultura e Turismo de Estrela (Secultur). Segundo lideranças de todos os envolvidos, a meta foi alcançada. A organização ainda estuda o que irá fazer com o estoque restante de roupas e calçados do Varal e os poucos itens que sobraram do Brechó. Não se descarta um evento próximo com o mesmo propósito, apesar de menor. Doações ainda podem ser realizadas. Mais informações no Gabinete pelo (51) 3981-1211.

- publicidade -