Aberta a programação artística do Acampamento Farroupilha de Teutônia

Capitão Faustino, Mano Lima e Os Centauros abrem programação artística do Acampamento Farroupilha. Grandes clássicos da música nativista marcaram a noite de sexta-feira no evento, que ocorre junto ao Centro Administrativo

284

A programação artística do 3º Acampamento Farroupilha iniciou nesta sexta-feira (13/09) com grandes clássicos da música nativista. Capitão Faustino, Mano Lima e Os Centauros movimentaram o Centro Administrativo, onde ocorre o Acampamento.

Antes dos shows, o prefeito, Jonatan Brönstrup, saudou os tradicionalistas e simpatizantes presentes. “Estamos oportunizando um novo momento ao tradicionalismo em Teutônia, um Acampamento Farroupilha organizado, com atrações voltadas a toda a família. Estamos dando ênfase aos sabores, saberes e costumes do nosso tradicionalismo”, colocou.

O coordenador campeiro do Acampamento Farroupilha, Maciel Wiebusch, enalteceu que o Acampamento Farroupilha desde ano está projetando o município no Estado. “Estamos realizando um dos maiores Acampamentos Farroupilhas do Vale do Taquari e do Estado. E isso foi possível graças à união das entidades e do entendimento do Executivo teutoniense da importância de investir no tradicionalismo”, frisou.

O primeiro a subir no palco do Acampamento Farroupilha, junto ao Pavilhão Multiuso, foi o trovador Capitão Faustino. Com muito humor e amor ao tradicionalismo, Faustino trouxe os seus sucessos, como “Ginete universitário”e “Tava morto e não caiu”, música que o destacou Estado afora recentemente.

Primeira noite do Acampamento trouxe um grande público ao Centro Administrativo

Para Capitão Faustino, estar no Acampamento Farroupilha de Teutônia pela primeira vez é motivo de alegria. “É uma honra estar aqui pela primeira vez, num Acampamento que tem como marca a integração das famílias. Onde encontramos famílias, tem algo relacionada à cultura gaúcha. Assim como Teutônia, todo o Estado nos acolheu e estou muito feliz em estar realizando a abertura do Acampamento desta cidade, que tem uma cultura forte e muito bonita”, colocou.

Em seguida, foi a vez da lenda do tradicionalismo, Mano Lima, trazer os seus grandes sucessos ao Acampamento Farroupilha. “Cadela Baia”, “Espantando Bagual”, “Me Dá Um Xuxi!”, “Sem Paia e Sem Fumo”, “Um Homem Fora do Tempo”, entre outros sucesso estiveram presentes.

Lima ressalta que os acampamentos farroupilhas, como o de Teutônia, exaltam a data máxima do tradicionalismo. “Em todo o lugar em que vamos e encontra este movimento, com todo esse espírito de patriotismo, é motivo de alegria não só para nós músicos. A Semana Farroupilha é um ato de cidadania, pois desenvolvendo a cultura de pátria, de terra, de costumes”, pontuou.

Mano Lima ainda colocou a importância do tradicionalismo gaúcho. “A gente deve defender as coisas boas, não por apenas ser tradição. A nossa tradição é bonita, saudável, que inclui as famílias e o crescimento das pessoas. E é isso que o país espera. O Brasil é grande, com várias culturas, um país maravilhoso, que nós só temos que valorizar e aprender a amar. Não é difícil amar um país com a grandeza do nosso Brasil. Precisamos olhar o país como ele é. O Brasil precisa, sim, se endireitar e crescer. E isso se faz investindo na educação e defender as coisas boas, como a história do tradicionalismo”, afirmou.

A última atração da noite foi o grupo teutoniense Os Centauros. Conforme Valdecir da Silva, o “Tinho”, se apresentar em casa, junto ao Acampamento Farroupilha, foi uma honra. “É uma satisfação muito grande estar aqui, abrindo a programação farroupilha de Teutônia. Só temos a agradecer ao espaço que o Acampamento Farroupilha de Teutônia tem dado a nós. Não tem dinheiro que pague isso”, colocou.

No início da noite ainda houve o Café Campeiro, do Rotary Club e do Rotaract. A abertura oficial do 3º Acampamento Faroupilha de Teutônia ocorre neste sábado, às 15h, junto ao Galpão Farroupilha, com a chegada da Chama Crioula.

O Acampamento Farroupilha de Teutônia

As cores do Rio Grande do Sul estão colorindo o Centro Administrativo de Teutônia. A programação do 3º Acampamento Farroupilha de Teutônia, iniciou nesta sexta-feira (13/09) e segue até o dia 20, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. Desfiles, shows, fandangos, costelão solidários, comidas campeiras, rodas de chimarrão – e muito mais – estarão à disposição.

Na quadra das avenidas 1 Leste, 1 Sul e 1 Oeste e Rua 2 Sul, estão os 18 piquetes – galpões de madeira – de entidades tradicionalistas e empresas, além do Galpão Farroupilha, que concentrará algumas atrações da programação oficial, como a chegada da Chama Crioula e a abertura.

Durante os dias de evento, os tradicionalistas resgatarão os costumes da cultura e história gaúcha, através de rodas de chimarrão, comidas campeiras e muita música. A programação interna ficará por conta de cada entidade. Em evidência, estarão os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. A programação interna nos piquetes ficará por conta de cada entidade, enquanto as atrações musicais e shows serão no Pavilhão Multiuso.

O evento contará com shows, fandangos, desfiles, entre outras ações, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. Dentre os shows e fandangos – que ocorrerão no Pavilhão Multiuso – ainda estão Tchê Chaleira, Orquestra de Teutônia, Chiquito & Bordoneio, César Oliveira e Rogério Melo, Alma Crioula, Tchê Guri, Luz de Candieiro, e Os Centauros. Também estão previstas apresentações do Coral Municipal de Teutônia e das entidades tradicionalistas.

Desfiles pela cidade

As ruas ganharão as cores do Rio Grande em dois momentos: no dia 15 de setembro, no Bairro Canabarro, com o Desfile Cultural do CCT Querência Amada; e dia 20 de setembro, com o Passeio da Bombacha oficial do Acampamento Farroupilha, nos bairros Languiru e Centro Administrativo.

Na segunda-feira, dia 16, está prevista a visitação das escolas ao Acampamento Farroupilha. Na ocasião, diversas atividades estão previstas, como introdução aos costumes e cultura tradicionalista, brincadeiras e acesso a ferramentas e elementos que fazem parte do tradicionalismo.

O Acampamento Farroupilha tem como objetivos resgatar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nas pessoas o culto à tradição e à cultura e proporcionar o acesso da população a show de talentos regionais e estaduais. Toda a programação terá entrada franca.

A realização do Acampamento Farroupilha é da Prefeitura de Teutônia e das entidades tradicionalistas do município. O patrocínio é de Certel, Cooperativa Languiru, Sicredi, TeutoNet, Cabanha BMW, Cabanha da Eternidade, Supra e Recanto Gaúcho Pilchas e Selaria.

PROGRAMAÇÃO DO 3º ACAMPAMENTO FARROUPILHA DE TEUTÔNIA

SÁBADO – 14/09

15h – Chegada da Chama Crioula e abertura oficial, no Galpão Farroupilha

21h30min – Apresentação Artística CTG Rincão das Coxilhas, no Pavilhão Multiuso

22h – Fandango com Tchê Chaleira, no Pavilhão Multiuso

Almoço entreveiro e janta costelão (promoção do Piquete Desgarrados dos Pampas), no Galpão Farroupilha

DOMINGO – 15/09

9h – Programa Gauchada, da Rádio Popular – ao vivo do Acampamento Farroupilha

9h30min – Desfile Cultural do CCT Querência Amada – saída da Calçados Beira Rio (com almoço na entidade)

18h – Orquestra de Teutônia, no Pavilhão Multiuso

20h – Jantar do Lions Clube, no Galpão Farroupilha

SEGUNDA-FEIRA – 16/09

19h30min – Torneio de vaca parada com o Piquete Aporreados do Sovéu, no Acampamento Farroupilha

TERÇA-FEIRA – 17/09

18h30min – Sessão Câmara de Vereadores, no Galpão Farroupilha

20h – Apresentação do Coral Municipal, no Pavilhão Multiuso

20h30min – Fandango com Chiquito & Bordoneio, no Pavilhão Multiuso

QUARTA-FEIRA – 18/09

15h – Resenha coletiva de cavalos crioulo com técnico da ABCCC (Informações: (51) 99883.9622, com Maciel), no Acampamento

Noite do Churrasco em todo o Acampamento

19h – Costelão Solidário em prol de Lívia Teles, no Pavilhão Multiuso

19h30min – Palestra “Alimentação Saudável de Equínos” com o veterinário e gerente técnico de Equinos da Supra Vinícius Abreu, no Galpão Farroupilha

19h30min – Programa Gente da Terra, da Rádio Campeira FM, no Acampamento

20h30min – Palestra com técnico da ABCCC, no Galpão Farroupilha

QUINTA-FEIRA – 19/09

20h – Jantar com churrasco e saladas (promoção do Piquete Popular), no Galpão Farroupilha

21h – Apresentação artística do CTG Porteira dos Pampas, no Pavilhão Multiuso

21h30min – Show com César Oliveira e Rogério Melo, no Pavilhão Multiuso

23h – Fandango com Alma Crioula, no Pavilhão Multiuso

SEXTA-FEIRA – 20/09

9h30min – Passeio da Bombacha, com saída no Agrocenter Languiru, até o Centro Administrativo

12h – Costelão, no CTG Rincão das Coxilhas

17h – Show com Tchê Guri, no Pavilhão Multiuso

18h – Extinção da Chama Crioula, no Pavilhão Multiuso

20h – Fandango com Luz de Candieiro, no Pavilhão Multiuso

- publicidade -