Aluno da Apae de Teutônia é classificado para competição esportiva em São Paulo

Além dele, outro aluno da Apae irá participar do Festival Nacional Nossa Arte, em Manaus, na mesma data

1890
Crédito: divulgação

Na manhã desta terça-feira (08/10), a Apae de Teutônia foi informada que um de seus alunos, Leandro Rian Rodrigues, foi classificado para participar da etapa nacional das Olimpíadas Escolares, que acontecerão dos dias 18 a 23 de novembro, em São Paulo. A conquista se deu após a participação dele e mais cinco alunos da Apae no Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs), que trouxe dez medalhas para o grupo.

Durante a competição estadual, Rodrigues conquistou o 2º lugar no arremesso de peso, no salto em distância, e o 3º lugar na corrida 400 metros, categorias em que ele irá competir no nacional. Rodrigues representará a delegação gaúcha com outros 23 atletas em uma competição realizada no Centro de Treinamento Paraolímpico, em São Paulo. “A nossa Apae nunca tinha participado de uma paraolimpíada nacional. É uma honra estarmos representando o estado em um evento tão grande como esse”, comenta a professora de Educação Física, Evelin Elisa Aschebrock Pacheco.

No Estadual

Muito além de esporte, a oportunidade foi de libertação e independência para os estudantes, que raramente tem a experiência de arrumar malas, viajar, se hospedar em um hotel, se alimentar, participar de uma competição, tudo isso sem o auxílio dos pais. Os alunos, ainda tímidos, não falaram muito sobre a experiência, mas garantiram que gostaram e irão colocar as suas medalhas em um local especial. Além disso, já anunciaram que querem ir de novo na próxima oportunidade.

Segundo a professora de Educação Física, Evelin Elisa Aschebrock Pacheco, a competição estadual foi a demostração de diversos exemplos de superação. “Alunos com limitações físicas muito grandes estavam fazendo coisas que a gente não faz. Treinam, se dedicam. A alegria deles recebendo a medalha não tem preço”, relata a professora, que os acompanhou na viagem.

Apae de Teutônia estará, também, em Manaus

Além dele, nos mesmos dias, outro aluno da Apae representará o estado em Manaus, no Amazonas. Jones Sebastião Nunes de Moraes participou do Festival Regional Nossa Arte em 2018, no município de Taquari. Ele se classificou para a etapa estadual, que foi realizada em maio deste ano, em Teutônia, momento em que cerca de 800 alunos se fizeram presentes.

Na ocasião, ele ficou em primeiro lugar na categoria Arte Literária, garantindo sua vaga no nacional. Jones escreveu um texto intitulado A Borboleta Crisálida, em que ele fala sobre a historia de vida dele e todo o processo de reabilitação que passou. “Nesta semana, esses dois alunos estarão indo para eventos nacionais representando a escola e mostrando as capacidades dos nossos alunos especiais”, comemora Pacheco. O texto segue abaixo:

Crédito: divulgação
A BORBOLETA CRISÁLIDA
Jones Sebastião Nunes de Moraes

Em um jardim bonito e grande havia uma árvore e três lagartas que eram bem amigas. Aonde uma ia, as outras iam também. Chegou a hora de virar casulo.
Na primavera, uma saiu do casulo, tornando-se uma borboleta linda: a borboleta Lili. Ela esperou as duas amigas saírem. A outra saiu também do casulo, era mais bonita ainda. Era a Naná. A terceira também bela, a borboleta Crisálida.
A Lili e a Naná saíram para voar em todo o jardim. A Crisálida queria voar e não conseguia porque ela tinha uma asinha pequena. A Lili e a Naná perguntaram se ela queria voar e a Crisálida falou:
-Claro, mas não consigo.
Então a Naná falou:
-Tive uma ideia: cada uma de nós vai pegar de um lado e ajudamos você a voar.
As três voaram pelo jardim. A cada meia hora, a Lili e a Naná colocavam a Crisálida num galho para descansar um pouco. Mas a Crisálida queria ser independente, queria voar sozinha.
As três pensaram, o que poderiam fazer. E foram falar com a dona Coruja que era muito inteligente. A dona Coruja, como boa mestra, falou:
-Acho que tive uma ideia. Vou falar com a dona Aranha.
A dona Aranha olhou a Crisálida, pensou, pensou, e falou:
-Eu tenho uma ideia para você voar, mas, para isso, precisa ter força de vontade e nunca desistir.
Começou a treinar a Crisálida. Quando ela estava melhor, a dona Aranha, com a sua teia, fez outra asa e assim a Crisálida pode voar sozinha e as três amigas voaram a vida inteira naquele belo jardim.

- publicidade -