Estrela sedia interiorização da Secretaria Estadual de Cultura em novembro

721
Dirigentes culturais reuniram-se na Secretaria de Cultura de Estrela nesta semana / Crédito: Divulgação


A Secretaria Estadual de Cultura (Sedac) fará interiorização do gabinete, no Vale do Taquari, no dia 21 de novembro, em Estrela. O objetivo da caravana é apresentar, em todas as regiões do Estado, as metas e o plano de cultura da Sedac, descentralizando as ações de governo e, ao mesmo tempo, possibilitar que os municípios encaminhem suas demandas. A interiorização pautou o encontro de dirigentes culturais da região na última quarta-feira (16), no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, quando foram apresentadas propostas a serem levadas ao órgão estadual.

De Estrela e de outros municípios, conforme a historiadora da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), Letícia Oliveira de Oliveira, as demandas abrangem as mais diversas área e manifestações. Entre elas, apoio à realização de oficinas e valorização do artesanato, manutenção de grupos musicais e corais, oficinas, circulação e compra de novos instrumentos, oficina de capacitação para gerenciar escolas de samba, resgate da cultura afro-brasileira (história, memórias), capacitação para elaboração dos Planos Municipais de Cultura e Conferências Municipais de Cultura.

Será sugerida também a realização de chamamento público a fim de ofertar oficinas a partir das associações culturais; valorização e mapeamento dos dialetos; resgate histórico e cultural dos municípios do Vale com a criação de grupo de trabalho com profissionais especializados (historiadores, engenheiros, arquitetos, topógrafos, professores, entre outros). Estrela também apresentará pedido de apoio para a conclusão do Centro Cultural. Em nível de região, outra demanda a ser apresentada à Secretaria Estadual da Cultura diz respeito ao resgate histórico e cultural de Taquari, que foi a primeira cidade fundada na região.

- publicidade -