Pesquisa da Emef Porto Novo de Lajeado participará de mostra internacional de ciências e tecnologia em 2020

1215
Diógenes Gewehr com alunas que irão participar da Mostratec/crédito: divulgação

Uma pesquisa desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Porto Novo, orientada pelo professor de ciências, Diógenes Gewehr, doutor e mestre em Ensino, foi premiada na 2ª Feira Estadual de Ciências Univates e 9ª Feira de Ciências Univates. A pesquisa intitulada “Dieta Detox: desintoxicação do organismo”, desenvolvida em conjunto com as estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, Eduarda Mader Machado, Évelyn Martini da Costa, Karol Carolini de Freitas e professora de Matemática Luciana Comel, que já havia sido contemplada com uma bolsa de iniciação científica na Univates, conquistou uma vaga na 35ª Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia (Mostratec Júnior), que ocorrerá na cidade de Novo Hamburgo, em outubro de 2020.

A Mostratec é a maior do gênero na América Latina, e em 2019 contou com a presença de pesquisadores de todos os estados brasileiros e ainda 20 países: Argentina, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, EUA, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia, Taiwan, Tunísia, Turquia e Ucrânia.

O Dr. Diógenes Gewehr, que desenvolve projetos de iniciação científica desde 2015 com as turmas onde atua, destaca a importância da prática que contribui para a autonomia dos jovens pesquisadores, os quais se tornam mais críticos e reflexivos. Além disso, as pesquisas oportunizam o trabalho em equipe e uma aprendizagem dinâmica e envolvente, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, oralidade e escrita.

Além da participação na Mostratec Jr., Gewehr pretende participar com a equipe do Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET), evento integrado que acontece junto a Mostratec.

- publicidade -