Acordes ao Entardecer em Westfália foi momento de reunir a família e celebrar a vida

784
Crédito: Paloma Driemeyer Valandro / divulgação

Surgindo como uma oportunidade de reunir familiares e amigos para um fim de tarde e início de noite diferenciados e especiais, regados à boa música, o Acordes ao Entardecer já prova que será sucesso na sua segunda edição. Tendo por local o pátio da Prefeitura Municipal de Westfália, no domingo (08/12), a comunidade local e regional pôde, por mais um ano, prestigiar a abertura oficial do Natal.

Abrindo a programação natalina, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, enalteceu o encanto e a magia do Natal. “Momentos como este, de reunir a família para o lazer, são fundamentais, especialmente nesta época do ano. Esperamos por todos nos demais três dias de atividades: 14 de dezembro, na 3ª Corrida e Caminhada Iluminada; 15 de dezembro, em mais um Acordes ao Entardecer; e dia 21 de dezembro, no nosso Natal Westfaliano, que também já é tradição. Aguardamos por todos”, convidou o prefeito.

O canto coral marcou presença no primeiro domingo de Acordes ao Entardecer. O Grupo Vocal Cantantes, da cidade de Estrela, foi fundado em agosto de 2018, quando um grupo de amigos optou por se reunir com um desejo em comum: o gosto pela música, especialmente pelo canto coral. Cláudia Thomas Queiroz é a maestrina do grupo e também responsável pela técnica vocal.

Ao palco do Acordes ao Entardecer, o Grupo Vocal Cantantes trouxe uma apresentação dinâmica, com repertório eclético e diferenciado: músicas populares regionais, nacionais e internacionais. Ao mesmo tempo, a comunidade pôde se encantar com o pôr do sol e o ascender das luzes natalinas.

O Papai Noel é um dos símbolos do Natal. E a sua chegada, no intervalo da programação, já era aguardada com carinho pelas crianças. Simbolizando o início das comemorações natalinas, o bom velhinho recebeu, de autoridades westfalianas e das soberanas, a chave do município de Westfália. Logo depois, recebeu cartinhas da criançada e distribuiu doces e muitos abraços.

Na segunda parte do Acordes ao Entardecer, a música marcou presença com a Orquestra Jovem de Imigrante. O grupo foi fundado em 2012 e tem como objetivo a contemplação dos potenciais musicais dos alunos, assim promovendo um trabalho de grupo que potencialize a cultura. Hoje, é composto por jovens de 12 a 16 anos, totalizando 22 integrantes, e tem na regência o maestro Éderson Drebes.

No repertório, conta com músicas nacionais e internacionais, baseando-se sempre em estudos e contemplando a linha de interesse dos alunos e do projeto de música do município de origem. Ao palco do Acordes ao Entardecer, trouxeram também músicas típicas da tradição alemã e natalinas, interagindo diretamente com o público, que compareceu em grande número.

O Acordes ao Entardecer é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC), com apoio das cooperativas Sicredi, Languiru e Certel, erva-mate Gaúcha da Serra, balas Florestal e Dudu Xile Paisagismo.

Próximo domingo tem mais

No próximo domingo, dia 15 de dezembro, acontece a segunda edição, de 2019, do Acordes ao Entardecer. Mais uma vez, a atividade terá por local o pátio da Prefeitura Municipal e início às 18h30min. Nesta data, as apresentações serão do Grupo Instrumental de Westfália e do Grupo de Dança Corpo Livre.

Em paralelo, haverá mateada com a erva-mate Gaúcha da Serra, ornamentação natalina para fotos e presença do Papai Noel, recebendo cartinhas e distribuindo balas e pirulitos. Mais uma vez, a comissão organizadora solicita que a comunidade traga cadeiras para uma melhor acomodação.

- publicidade -