Novo espaço qualifica ações de educação ambiental em Estrela

804
Alunos da Emef Ruth Markus Huber fizeram o plantio de uma árvore / Crédito: Paulo Ricardo Schneider / divulgação

O município de Estrela passa a contar com um local adequado e planejado para atividades de educação ambiental. Na manhã desta terça-feira (17/12) foi inaugurado, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico, o “Espaço de Educação Ambiental e Produção de Mudas”, localizado no Horto Florestal, na localidade de Santa Rita. O prédio possui 88 metros quadrados, com área de convivência para a realização das ações.

Com isto, o município qualifica a estrutura do Horto Florestal, que produz mudas utilizadas na arborização urbana, em compensação ambiental, reposição florestal obrigatória e para a distribuição à comunidade em geral. Na ocasião, pronunciaram-se o secretário Hilário Eidelwein, a promotora de Justiça Andrea Almeida Barros e a bióloga Andrea Vargas dos Santos, que coordenou o processo de construção. Nas manifestações, todos destacaram a importância do local como um espaço promissor, principalmente para as crianças, para o entendimento da necessidade de preservação do meio ambiente com equilíbrio para as futuras gerações.

As melhorias executadas, conforme o secretário Hilário Eidelwein, são o primeiro passo, pois o objetivo é qualificar ainda mais a área do Horto Florestal. Após, ocorreu o descerramento de uma placa alusiva e os alunos da Emef Ruth Markus Huber fizeram o plantio de uma árvore, simbolizando início das atividades. O Horto Florestal, onde se localizado o espaço, possui 7,8 hectares e abriga exemplares arbóreos nativos existentes na região. Um viveiro com mil metros quadrados, com sombrite e irrigação automatizada, propicia as condições necessárias para o desenvolvimento das mudas.

O ato de inauguração contou com a presença do secretário do Meio Ambiente Hilário Eidelwein; da promotora de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada, Andrea Almeida Barros; secretários municipais do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Paulo Finck, e da Agricultura, José Adão Braun; representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente; Emater/RS-Ascar, Lions Clube, alunos e professores da Escola Municipal Ruth Markus Huber, e servidores da pasta do Meio Ambiente e Agricultura. 

- publicidade -