Apresentação destaca ações dos programas PIM e Criança Feliz em Estrela

Por meio de visitas domiciliares são atendidas as peculiaridades das famílias, com atenção aos pais e crianças

672
Vice-prefeito Valmor Griebeler recebeu equipe, que apresentou ações dos programas / Crédito da foto: Bruna Nunes Braun / Divulgação

A equipe técnica e secretários municipais prestaram contas, ao Executivo, na manhã desta sexta-feira (10/01), das ações dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz em Estrela. O grupo foi recebido pelo vice-prefeito, Valmor Griebeler, ao qual transmitiu informações sobre os programas, que atendem às peculiaridades das famílias, dando atenção aos pais e às crianças. Por ser intersetorial, consegue resolver pendências que uma secretaria sozinha não teria capacidade.  A proposta é ampliar os serviços neste ano e consolidar ainda mais a equipe.

As visitas domiciliares do PIM e Criança Feliz iniciaram em julho de 2018. Já a adesão do município ocorreu em 2017 e a execução e implementação da política, voltada a gestantes e crianças de zero a três anos de idade, está sob responsabilidade das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), da Educação (Smed) e da Saúde. 

Estes dois programas são políticas públicas que recebem recursos estaduais e federais para atuarem no atendimento à primeira infância na sua integralidade. O Grupo Técnico Municipal (GTM) planeja, monitora e avalia as ações desenvolvidas, seleciona e capacita os visitadores e identifica as famílias para atendimento. É formado pela psicóloga Lilian Schmidt (Saúde), assistente social Marli Hauschild (Sedesth) e pela pedagoga Ana Möllmann (Smed). A supervisora-monitora é a assistente social Elisângela Beatris Becker.

Beneficiários

Um total de 150 famílias em situação de vulnerabilidade social, que recebem transferência de renda do Programa Bolsa Família, são beneficiadas.  A apresentação ao vice-prefeito foi acompanhada pelos secretários das pastas envolvidas – da Saúde, Elmar Schneider; do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, José Itamar Alves, e da Educação, Marcelo Mallmann; além do Comitê Gestor dos programas, composto pelas coordenadoras da Saúde, Andressa Traesel, e da Sedesth, Sônia Moraes, e pelo Grupo Técnico Municipal: supervisora-monitora Elisângela Beatris Becker, psicóloga Lilian Schmidt e assistente social Marli Hauschild

- publicidade -