Inscrições para compra de calcário em Estrela estarão abertas a partir desta terça-feira

Interessados na calagem poderão procurar a Secretaria Municipal de Agricultura a partir desta terça-feira

601
Município incentiva o processo de calagem, que ajuda em um desenvolvimento mais satisfatório das culturas agrícolas

Como já é tradição, o Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Agricultura, irá mais uma vez incentivar, intermediar e facilitar a compra e a entrega de cargas de calcário, importante material quando o objetivo é o aumento da efetividade na produção rural. As inscrições estarão abertas a partir desta terça-feira (21/01) e os interessados devem procurar a secretaria, que fica na Rua 13 de Maio, nº 76, Centro, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Amparado em Lei Municipal 6.681, a secretaria encomenda e entrega o calcário aos agricultores que estão cadastrados no programa e que atendem a outros requisitos. Isto se dá através da bonificação de até meia carga de 13 toneladas, ou seja, 50% de uma carga (6,5 toneladas) por ano. Também patrocina o frete de até três cargas (R$ 600 cada). O incentivo total poderá chegar a mais de R$ 2,2 mil por propriedade. A solicitação deverá ser feita na secretaria nos próximos dias. Entre as exigências para o produtor requerer o auxílio estão a de estar adimplente com a tesouraria, apresentar a análise do solo, seguir a recomendação técnica e possuir movimentação financeira no talão do agricultor. Este faz a encomenda e contrata o transporte quando achar mais conveniente. Depois é ressarcido pelo Governo Municipal. Dependendo da demanda a secretaria estipulará um prazo final para as inscrições.

Para o secretário José Adão Braun, a calagem é uma etapa importante do preparo do solo para o cultivo agrícola, e este momento, em que o município abre as inscrições para as encomendas, é sempre muito aguardado pelos agricultores. “A aplicação do calcário, a partir da análise de solo, tem o objetivo de corrigir o pH, a acidez, o que proporciona um desenvolvimento mais satisfatório das culturas, e isso, num momento de estiagem como o que estamos passando, é ainda mais importante”, explica. “Trata-se de um investimento nosso que sempre é recuperado através da maior efetividade de nossa produção e consequente retorno financeiro para a economia do município e felicidade do homem do campo e sua família”, completa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3981-1055.

- publicidade -