Acontece nesta quinta e sexta-feira (13 e 14/02), a Assembleia de Verão da Famurs, no Hotel Araçá, em Capão da Canoa. Chefes do Executivo da região deverão marcar presença no evento, entre eles, o prefeito de Nova Bréscia e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Marcos Martini. Na pauta do encontro estarão os desafios das eleições, mudanças na legislação e no pleito municipal, o que são considerados crimes eleitorais, como enfrentar o mundo digital e as fake news. “O foco da discussão serão as eleições. O importante é termos consciência das mudanças, da nova legislação, saber o que é possível, para que não tenhamos problemas mais adiante. Isso vale tanto para prefeitos que vão à reeleição, como para aqueles que fazem o fechamento de contas agora”, observa o presidente da Amvat.
Na tarde de quinta-feira, o publicitário e consultor em marketing político, Zeca Honorato, abordará a importância do marketing político nas eleições municipais. Além disso, um painel mediado pelo jornalista Tulio Milman irá discutir os crimes cibernéticos. Emerson Wendt, Eduardo Prange e Taís Seibt estão encarregados de debater como enfrentar as fake news e os ataques nas redes sociais.
Na manhã de sexta-feira (14/02), a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Marilene Bonzanini, irá ministrar o painel
“Crimes Eleitorais”. Após, haverá o painel “Desafios das Eleições 2020: o que muda no pleito municipal”, com a participação dos advogados especialistas em Direito Eleitoral, Lieverson Perin e Maritânia Lucia Dallagnol; do promotor de Justiça coordenador do Gabinete de Assessoramento Eleitoral, Rodrigo López Zilio; e do advogado e consultor jurídico, Gladimir Chiele.
Turismo e Cultura
No início da tarde de sexta-feira, o presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic), Evandro Soares, irá tratar sobre os benefícios dos municípios aderirem ao Sistema Estadual de Cultura na Assembleia. Na ocasião, a secretária estadual, Beatriz Araújo, irá certificar os municípios que já aderiram ao sistema. Esse debate, que envolve cultura e turismo, também é fundamental para o presidente da Amvat. “Antes o foco dos governos era saúde e educação, mas o turismo e cultura são extremamente importantes. Todas as nossas cidades têm algum potencial neste sentido, que pode ser explorado”, avalia.
Também na sexta-feira, a coordenadora de Educação da Famurs, Fátima Ehlert falará sobre o Fundeb e a aplicabilidade do piso do magistério. A Assembleia de Verão 2020 encerra-se com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, para debater a pauta municipalista.
Participação do Vale
Além do presidente da Amvat e prefeito de Nova Bréscia, Marcos Martini, participarão da Assembleia de Verão da Famurs, entre outros,
os prefeitos de Arroio do Meio, Klaus Werner Schnack; de Cruzeiro do Sul, Lairton Hauschild; de Fazenda Vilanova, José Luiz Cenci; de
Encantado, Adroaldo Conzatti, de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, e de Tabaí, Arsenio Pereira Cardoso.