135 pessoas se vacinam durante “Dia D” em Estrela

Primeira fase da campanha teve seu “Dia D” no sábado, quando também foi realizado mutirão de atualização do documento

541
Vacinação em sua primeira etapa pode ser realizada até dia 13 de março / Crédito: Saúde / Prefeitura de Estrela / Divulgação

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, em andamento desde o dia 10, registrou um de seus momentos mais importantes no último sábado (15/02). O chamado “Dia D” levou cerca de 220 pessoas ao Posto Central de Estrela, localizado na Rua General Osório, 427, Bairro Oriental, dispostas a buscarem a imunização contra a doença foco ou a atualização do cartão de vacinas contra outras enfermidades como a caxumba e rubéola, que assim como o sarampo podem ser combatidas com a Tríplice Viral. Destas, 135 foram vacinadas. Desde o início da campanha o número sobre para mais de 850.

São necessárias duas doses de Tríplice Viral para que o cidadão seja considerado imunizado contra as doenças. Apesar de ser focada em pessoas dos cinco aos 19 anos, a campanha também atraiu a atenção de dezenas de pessoas de outras faixas etárias. Muitas delas preocupadas com o registro de novos casos de sarampo e outras doenças como a febre amarela, a qual o Ministério da Saúde abriu dose extra de reforço após o aumento das ocorrências pelo País.

Para a coordenadora da Vigilância em Saúde, Carmen Hentschke, que responde pela Vigilância Epidemiológica, a procura foi até mais intensa do que se imaginava, mas há suas justificativas. “As pessoas estão preocupadas com as notícias da volta de ocorrências de doenças que há muito tempo não se registrava casos, mortes, ou mesmo o surgimento de outras, como é o caso do corona vírus. Assim, nos procuram para ver se suas carteiras de vacinação e de seus familiares, principalmente bebês, crianças e jovens, estão em dia”, explica. As pessoas que ainda não realizaram a imunização contra o sarampo ou desejam verificar o atual quadro de vacinas podem procurar o Posto Central até o dia 13/03, data que se encerra a primeira etapa da campanha, mas então no tradicional horário de atendimento: das 7h30 às 19h. Para tanto, pede-se também que os interessados tragam consigo a Caderneta de Vacinação e documento oficial.

Cartão SUS

O Posto Central teve forte movimentação no sábado também por outro motivo. Querendo aproveitar a presença de pessoas no posto em razão da campanha de vacinação, a equipe de Saúde do município realizou mutirão para atualização do Cartão Sistema Único de Saúde (SUS), também chamado de Cartão Nacional de Saúde (CNS). Ao todo, mais de 300 cidadãos atualizaram dados como endereço, telefone e situação civil entre outros, ou mesmo registros no caso de novos moradores, fatores que são fundamentais para futuras consultas e o repasse de verbas públicas para o município por parte do Governo Federal. A atualização pode ser feita rotineiramente, assim como novos cartões. Há a necessidade de o cidadão portar documentos oficiais como RG e CPF e um comprovante de residência.

- publicidade -