Volta às aulas em clima de descontração em Estrela

Alegria no reencontro de amigos, professores e funcionários marcou o primeiro dia letivo nas Emef do município

1004
Início do ano letivo em Estrela, na foto aluna da Emef Ruth Markus Huber / Crédito: André Silva / Prefeitura de Estrela / Divulgação

Mais de 2,1 mil alunos retornaram às aulas na rede municipal de Ensino Fundamental (Emef) de Estrela nesta quarta-feira (19/02). O início do ano letivo para as turmas do 1º ao 9º ano nas nove escolas foi pautada por uma série de atividades e experiências, marcante principalmente para os novos alunos dos anos iniciais ou para aqueles que trocaram de escola. De uma forma geral, muita descontração e alegria. O Projeto Integração (contraturno) inicia as atividades no dia 2 de março.

Logo na chegada, ainda na calçada, sorriso ao reencontrar o melhor amigo. Para alguns, momentos de incerteza justamente por ainda não rever o maior parceiro de sala de aula. Ainda no pátio, calorosos abraços na professora, mesmo que na entrada da sala é outra que lhes recepciona: o ano mudou. Para outros, principalmente para os novatos no Ensino Fundamental, quase tudo ainda é motivo insegurança e timidez, afinal, muita coisa é novidade. Atenta a isso tudo, as escolas prepararam uma série de atividades para melhor recepcionar os estudantes.

Na Emef Pedro Jorge Schmidt, do Distrito de Delfina, como também na Emef Ruth Markus Huber, alunos posaram para fotos. Nas turmas iniciais, maior tempo para apresentações e conhecimento dos novos colegas. Na Emef Pinheiros foi disponibilizado um intervalo de aula maior: mais oportunidade de os mais mais velhos colocarem os assuntos em dia e os mais jovens realizarem as tradicionais brincadeiras. Na Emef Leo Joas, o lema “Sou da Leo” foi mais uma vez trabalhado. O projeto, que busca uma identificação mais forte dos alunos para com a entidade tem dado resultado. Tanto que já nesta manhã, os estudantes do 9º ano de 2019 voltaram à escola: vieram rever professores, funcionários, e a eles foi disponibilizado um tempo extra para conversarem com os agora integrantes do 9º ano sobre novos desafios que lhe esperam.

Na Odilo Afonso Thomé, tanto as turmas dos anos finais pela manhã como dos anos iniciais à tarde foram recepcionados no auditório para as orientações gerais. Os estudantes de mais idade realizaram a Dinâmica do Relógio, quando entre colegas responderam a perguntas direcionadas que pautaram assuntos diversos que serão trabalhados ao longo do ano. Já à tarde, uma brincadeira. Depois da apresentação coletiva, elem foram para as salas de aulas com professores intencionalmente trocados. Depois do susto, o reencontro com os verdadeiros professores. Então, coletivamente, todos trataram de escolher uma palavra “mestre” que marcará o ano de cada turma.

Formação

Neste ano, quatro novas turmas foram abertas em escolas da rede municipal, três delas nas Emefs. Na Pedro Jorge Schmidt, do Distrito de Delfina, no 4º ano, além de uma do jardim. A Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer, do Bairro Auxiliadora, está recebendo uma nova turma de 1º ano, assim como a Emef Pinheiros, do Bairro Pinheiros.

Os preparativos para o início do ano letivo se iniciaram na semana passada, com atividades que envolveram os profissionais da educação. Diretores e supervisores participaram de formação promovida pela Secretaria de Educação (Smed). Concepções e diretrizes curriculares da rede municipal e o novo regimento das escolas foram os temas debatidos. Nesta segunda-feira (17/02) foi a vez dos professores, monitores e estagiários acompanharem atividades no Estrela Palace Hotel. Na ocasião houve palestra com o educador Israel Boniek, que falou sobre “A Base Nacional Comum Curricular e as dez competências”. O professor Vasco Moretto, especialista em avaliação escolar, abordou o tema “Avaliação da aprendizagem: uma relação ética”.

- publicidade -