Estrela é destaque em Prêmio de Inovação em Políticas Públicas de Juventude

Programa Jovem Aprendiz, executado pela Sedesth, classificou-se entre os dez melhores da Região Sul

645
Formatura Jovem Aprendiz, Programa capacita jovens para ingresso no mercado de trabalho / Crédito: Paulo Ricardo Schneider / Divulgação

O Programa Jovem Aprendiz – Desenvolvendo Gerações, executado pelo Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e habitação (Sedesth), é destaque na Região Sul no Prêmio de Inovação em Políticas Públicas de Juventude. Promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por intermédio da Secretaria Nacional da Juventude, o concurso distinguiu iniciativas em todas as regiões do país, conferindo certificados de reconhecimento do 2º ao 10º lugares, entre os quais está o Jovem Aprendiz.

Executado desde 2017 pelo Governo de Estrela, o projeto prepara jovens para ingressarem no mercado de trabalho. Até o momento, mas de 300 participaram das capacitações promovidas pela Sedesth, que contam agora com a parceria do Senac, entre outras instituições. “Estamos colhendo os frutos destas iniciativas. Tanto através do Jovem Aprendiz quanto outras ações, encaminhamos ao mercado cerca de 300 jovens nos últimos anos”, comemora o titular da Sedesth, secretário José Itamar Alves.

O prêmio, instituído pelo governo federal em 2019, visa fomentar os municípios brasileiros a apresentar suas experiências exitosas na implementação de inovações em políticas públicas voltadas para os jovens entre 15 a 29 anos. Busca também incentivar a adoção de inovações na implementação de políticas públicas de juventude; impulsionar iniciativas inovadoras que tenham impacto positivo na qualidade de vida de jovens brasileiros e disseminar práticas que possibilitem sua replicação em outras unidades da Federação.

Seleção de trabalhadores

Já na manhã desta quinta-feira (20/02), em mais uma iniciativa com empresas parceiras, ocorreu a seleção de trabalhadores para o frigorífico da Dália Alimentos. A organização disponibilizou 35 vagas para a unidade, que se localiza em Arroio do Meio, e o cadastro e entrevistas realizadas com os candidatos tiveram apoio da secretaria. Alguns já foram selecionados e participam da segunda etapa do processo nesta sexta-feira (21/02). A Dália disponibilizará dois micro-ônibus para levá-los até o frigorífico, com saída às 7h, defronte a Amvat.

De acordo com o coordenador do Setor de Trabalho da Sedesth, Éder Follmann, nos últimos dois anos e meio, em torno de 2,3 mil trabalhadores obtiveram uma vaga de trabalho por intermédio da secretaria. Ele cita ainda projetos como o Feirão de Empregos e outro voltado especialmente aos imigrantes haitianos que residem no município, tudo com o objetivo de proporcionar acesso ao mercado de trabalho. O secretário Alves revela que uma próxima iniciativa, já em estudos, será voltada exclusivamente às mulheres.

- publicidade -