Feira do Peixe de Estrela projeta até dez toneladas nas próximas edições

Última edição de fevereiro ocorre neste sábado (22/02). Programação da Semana Santa já está definida

784
Serão mais três edições antes da maior edição do ano, na Páscoa / Crédito: arquivo / Prefeitura de Estrela / Divulgação

Será realizada neste sábado (22/02), mais uma Feira do Peixe de Estrela, a quarta de 2020. Com duas edições mensais, tradicionalmente pré-agendadas sempre para o segundo e o último sábado do respectivo mês, a segunda feira de fevereiro foi antecipada em razão do feriado de carnaval. A programação já está definida até a Semana Santa, quando ocorrem as maiores edições do ano. E os preços serão mantidos, fechando dois anos sem reajuste na Páscoa. O local e o horário são os tradicionais: Praça Professor Henrique Roolaart, das 7h às 11h, ou enquanto houver disponibilidade de peixe.

A expectativa da Secretaria Municipal de Agricultura (Smag), pasta que coordena a feira, é de que até dez toneladas de peixe possam ser comercializados nas próximas edições. Mais de oito toneladas apenas na Semana Santa, quando a mesma ocorrerá nos dias 4, 8 e 9 de abril e, se houver disponibilidade de peixe, dia 10 de abril.

Serão mais 1,3 toneladas nas três edições anteriores: 22 de fevereiro; 14 e 28 de março. Neste sábado (22/02), serão cerca de 500 quilos de carpas em suas quatro variedades, ao preço de R$ 10,00 o quilo (carpa capim) e R$ 9,00 as demais (cabeça grande, húngara e prateada).

O município de Estrela incentiva a piscicultura como mais uma fonte de renda aos produtores rurais. Os que estão cadastrados na pasta municipal participam das feiras. Em 2019 foram 21 edições, quando se comercializou mais de 7 toneladas. A maior parte da produção é decorrente da utilização de açudes. Mais informações na Secretaria da Agricultura, telefone (51) 3981-1055.

- publicidade -