Ponte sobre o arroio Boa Vista e Aterro Sanitário: Executivo discute demandas com a Fepam

Presidente do órgão esteve em Teutônia nesta quarta-feira, ocasião em que o Executivo solicitou agilidade na licença ambiental para construção de ponte. Ela ainda visitou o Aterro Sanitário do município

846
Teutônia e Westfália solicitaram à Fepam agilidade na licença ambiental para a construção de ponte / Crédito: Paulo Sérgio Rosa / Divulgação

O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, recebeu, na manhã desta quarta-feira (26/02), a visita da presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann. Na oportunidade, o Executivo solicitou agilidade na licença ambiental da ponte que será construída sobre o arroio Boa Vista, entre Teutônia e Westfália. Marjorie ainda conheceu a operacionalidade do Aterro Sanitário do Município.

Na primeira reunião da manhã, que também contou a participação do prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, foi solicitado à presidente da Fepam a agilidade para a construção da nova ponte entre o Bairro Boa Vista (Teutônia) e Linha Frank (Westfália), uma vez que a estrutura atual, em pista única, não comporta mais o tráfego de veículos, bem como oferece riscos aos usuários. Com a licença, será possível dar andamento aos próximos trâmites para que a ponte venha a ser construída, a partir de convênio firmado entre as Prefeituras de Teutônia e Westfália.

Jonatan Brönstrup lembrou que a nova ponte é necessária, pelas condições de trafegabilidade e de segurança. “A ponte, pelo fluxo de veículos, não oferece mais condições seguras de trafegabilidade. Com a nova ponte, será possível oferecer mais segurança e uma via alternativa entre Teutônia e Westfália. Já firmamos a parceria com a Prefeitura de Westfália, unindo forças para atender um pleito de muitos anos e que beneficiará os dois municípios, não somente em mobilidade, mas também economicamente”, enalteceu.

O prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, da mesma forma, reforçou que a obra é fundamental tanto para Westfália quanto para Teutônia. “É uma obra de fundamental importância para os dois municípios pelo trânsito intenso que há naquela região, seja de veículos menores e, principalmente, de caminhões de carga. Por isso, precisamos oferecer maior segurança para os motoristas que passam por este local”, frisou.

A ponte atual, construída na década de 50, concentra trânsito intenso de veículos, seja para o escoamento da produção, seja para o deslocamento de um município para outro. A intenção é aumentar a largura (transformando-a em pista dupla, mais uma faixa para pedestres e ciclistas), o comprimento e a altura da ponte. Assim, se evitará o bloqueio da via em dias de muita chuva, quando o arroio transborda e passa por cima da ponte.

Após a reunião, Brönstrup e Marjorie, acompanhados da secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Nara Regina Nichterwitz, e do subsecretário a pasta, Luiz Rückert, visitaram o Aterro Sanitário de Teutônia. Na oportunidade, a presidente da Fepam conheceu a operacionalidade do aterro, bem como o trabalho desenvolvido pela Cooperativa de Catadores dos Vales do Taquari e Rio Pardo (Cootralto) na Central de Triagem.

Na ocasião, foram debatidas alternativas para a crescente demanda de resíduos, dentre as quais a possibilidade de construção da terceira célula ou outras opções para o tratamento e destinação do lixo. “Durante a visita ao nosso aterro, Marjorie ficou surpresa com a organização e a limpeza do local, nos garantindo que trata-se de uma das melhores estruturas do Estado e que pode servir de referência para outras cidades”, avaliou o prefeito.

Presidente da Fepam também conheceu o Aterro Sanitário de Teutônia / Crédito: Paulo Sérgio Rosa / Divulgação

- publicidade -