Começa a temporada do teatro em Estrela

Recomeçam as aulas em oficinas públicas, particulares e de grupos independentes, que contam com apoio do município

649
Crédito: divulgação

O fim do Carnaval marca o início da temporada nos palcos de Estrela. São três os núcleos que voltam a receber jovens atores estudantes do município em oficinas que contam com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur): as do Núcleo Cultural e Grupo Go.Star, e no Colégio Santo Antônio.

As aulas no Núcleo Cultural, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, são realizadas através do grupo Espaço da Arte. Será o 15º ano de atividades ininterruptas da organização na cidade. Nesse tempo de trabalho foram contabilizados 1.713 estudantes de Estrela que participaram das aulas. As oficinas são abertas a jovens do Ensino Fundamental e Médio. Os grupos reúnem-se uma vez por semana, por 90 minutos, e são divididos conforme o ano que estudam: às 9h, para alunos de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental; às 13h30min, do 9º ano ao Ensino Médio; e 15h30min, de 6º ao 8º ano do Fundamental.

Os dois grupos do Ensino Fundamental retomaram as aulas nesta quinta-feira (27/02). As atividades com os estudantes do Ensino Médio ocorrerão a partir do dia 12 de março. A novidade é a mudança do dia das aulas, com o objetivo de se adequar aos horários dos alunos que têm atividades no contraturno escolar. Passam de segunda para quinta-feira. Como em todas as oficinas do Núcleo Cultural, há a cobrança de uma taxa mensal.

Restritas e particulares

Por sua vez, o Go.Star, retomou às atividades na última semana. O grupo também faz parte do Núcleo Cultural, mas é composto por alunos convidados, já com maior destaque e dedicação à específica arte. Reúne-se entre 18h45 e 21h30, nas segundas-feiras. Já as aulas no Colégio Santo Antônio começam dia 5 de março, restritas a estudantes da instituição.

O professor Fernando Tepasse, diretor executivo do Espaço da Arte e professor no Centro de Cultura, está à frente dos grupos, com apoio de Caroline Costa. “Uma geração de crianças e adolescentes cresceu fazendo arte conosco. Tenho a certeza de que plantamos uma semente muito positiva e esperamos que nesses próximos anos possamos fazer a diferença para mais centenas de crianças e jovens que virão”, analisa. Ele explica o que os alunos, principalmente os novos, podem esperar do teatro ao longo do ano. “Se você busca fazer novos e verdadeiros amigos, aumentar sua autoestima e autoconfiança, aprimorar sua capacidade de comunicação e expressão, além de viver momentos únicos e inimagináveis, esse é o seu lugar”, finaliza. Mais informações na Secultur, pelo telefone 3981-1198 (Núcleo Cultural) e com o professor Tepasse (9.9334-5377).

- publicidade -