PF desarticula organização criminosa de tráfico internacional e realiza cinco prisões

675
Crédito: divulgação

A Polícia Federal (PF) desarticulou uma organização criminosa que atuava no tráfico internacional utilizando estudantes universitárias para o transporte de drogas. Na tarde desta terça-feira (10/03), dois mandados de prisão preventiva foram cumpridos em Curitiba (PR). A operação teve como resultado a prisão de cinco pessoas em flagrante no Rio Grande do Sul e no Paraná.

O inquérito policial, instaurado em fevereiro, apurou que o grupo criminoso adquiria maconha no Paraguai para ser distribuída no Uruguai, tendo o Brasil como rota de transporte. Há indícios de que a organização tenha transportado mais de duas toneladas da droga entre agosto de 2019 e fevereiro de 2020.

Duas apreensões de drogas da organização criminosa foram realizadas pela PRF na região de Santana do Livramento em 23 de setembro de 2019 (233 quilos) e 12 de fevereiro de 2020 (173 quilos). Esta última deu início a investigação.

Na tarde de segunda-feira (09/003), em Araucária (PR), policiais federais e a PRF apreenderam uma carga de 88 quilos de maconha pertencente ao grupo. Dois homens e uma mulher estavam em um veículo na BR-476, onde foram localizadas, no porta-malas, as drogas.

A operação foi denominada Degree em razão de informações que indicam que uma das estudantes universitárias presa utilizaria o dinheiro recebido com o transporte da droga para o pagamento da formatura.

- publicidade -