Casos de Coronavírus crescem rapidamente no Brasil

1565

Alguns classificam como causar histeria ou pânico! Diria que é choque de realidade, chamar a atenção, porque a sociedade ainda não acordou para a realidade grave do Coronavírus. O Brasil deve apresentar indicadores semelhantes à Itália ou China ou quem sabe até superá-los, pela expansão rápida da doença, após as últimas atualizações.

Para quem diz que os episódios ocorridos em outros países é por conta de serem no Hemisfério Norte ou de outro Continente está menosprezando o quadro. O Brasil atingiu 691 casos nesta quinta (19/03) – o 22º dia desde o 1º caso. Na mesma escala (veja gráfico), a Itália tinha tinha menos de 100 casos. Somente a China tinha mais casos do que o Brasil no 22º dia da pandemia.

Um grupo de físicos de universidades de São Paulo fizeram a projeção de que o Brasil teria dados semelhantes à Itália nos próximos dias. O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, considerou que o sistema de saúde entraria em colapso no fim de abril, projetando a estabilização de casos somente para o mês de setembro deste ano.

Países com Espanha, Alemanha, Coréia do Sul, França e Estados Unidos também tem apresentado progressões geométricas, porém iniciaram com a elevação de casos mais tarde.

Fonte: Organização Mundial da Saúde

No RS, também cresce

No Rio Grande do Sul, na terça-feira (17/03) o Departamento de Economia e Estatística (DEE) do Rio Grande do Sul projetou que o 50º caso confirmado de Covid-19 tenderia a ser no próximo dia 24 de março, terça-feira. Nesta sexta-feira (20/03), o Estado já atingiu 49 casos confirmados, antecipando em praticamente quatro dias a previsão. Comprova que a doença está se alastrando em alta velocidade. E todas as ações adotadas refletirão no cenário futuro.

Projeção na terça-feira (17/03):

50º caso seria dia 24/03

Dados de sexta-feira (20/03):

49º caso confirmado em 20/03

- publicidade -