Vacinação contra a gripe para idosos será domiciliar em Teutônia

1718
Crédito: Pixabay

Área do ESF Morada do Sol, no Loteamento 8, será a primeira região contemplada.
Residências com idosos devem ser identificadas com lenço vermelho, em local visível

Teutônia inicia na tarde desta segunda-feira (23/03), a campanha de vacinação contra a influenza (gripe). A primeira fase contempla pessoas com 60 anos ou mais de idade e trabalhadores da saúde. A vacinação para os idosos ocorrerá de forma domiciliar e, para isso, solicita-se que as residências onde há idosos sejam identificadas com lenço vermelho em local visível. Área do ESF Morada do Sol, no Loteamento 8, será a primeira região contemplada.
Em função das ações de combate ao novo coronavírus, os moradores dos bairros Canabarro, Centro Administrativo, Languiru, Alesgut e Teutônia, que se enquadram no público-alvo da primeira fase, irão receber a a vacina em casa. Cada bairro será setorizado e, em cada turno, uma região será atendida por equipes volantes da Secretaria de Saúde. As regiões serão informadas ao longo da vacinação, sendo que, então, será necessária a identificação das casas, onde há idosos, com lenço vermelho, em local visível. Área do ESF Morada do Sol, no Loteamento 8, será a primeira região contemplada, a partir da tarde desta segunda-feira.
Solicita-se que os idosos aguardem a aplicação da vacina, que pode ser feita até o dia 15 de abril, em sua residência, evitando o deslocamento até as unidades de saúde e cumprindo os decretos publicados pelo Município, no sentido de evitar aglomerações de público e, assim, coibir a possibilidade de transmissão do novo coronavírus. “Todos serão vacinados, não há a necessidade de de se dirigir aos postos de saúde”, reforçam as equipes de saúde.
A população do Bairro Boa Vista e do interior, da mesma forma, não deve se deslocar até os postos de saúde para se vacinar. Uma data será definida, quando as equipes da Secretaria de Saúde elaborarão uma estratégia de vacinação, isto é, se será em locais determinados ou a domicilio.
O público alvo total de Teutônia representa 8.918 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis. Visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 anos a 59 anos de idade também serão vacinadas na terceira fase da campanha.
Durante o período de campanha, que segue até o dia 22 de maio, a vacina da gripe estará disponível somente para pessoas dos grupos prioritários. O Dia D será dia 9 de maio. Solicita-se que as pessoas apresentem, no momento da vacinação, o documento de identificação e a carteirinha de vacinação para colocar em dia as vacinas atrasadas. Para as gestantes, solicita-se também que apresentem o cartão da gestante.
A influenza (gripe) é uma doença infecciosa do sistema respiratório, de natureza viral e altamente contagiosa, podendo apresentar-se de uma forma leve ou grave, trazendo complicações à saúde das pessoas. Ela se transmite por meio de gotículas ao falar, espirrar ou tossir e também por objetos ou móveis contaminados por secreções. Pode ser evitada através da vacina, bem como através de práticas simples de higiene, como lavando as mãos e arejando o ambiente.

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Acho que pode ser um procedimento bom, desde que a vacinação ocorra nas áreas citadas ao mesmo tempo, Canabarro vacina em Canabarro, Languiru em Languiru, para ter agilizar. Não poderá demorar até o dia 15 de abril. Esse tempo é para os que não conseguirem no primeiro momento. Melhor seria vacinar em casa os mais de 70 anos sem locomoção.Demais nos respectivos postos.

Comments are closed.