Amvat decide que atividades comerciais serão retomadas gradativamente a partir de amanhã

4810
Crédito: Júlia Caroline Geib

Na manhã desta terça-feira (31/03), a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) realizou uma reunião na sede da prefeitura de Teutônia, em que foi decidido pela retomada das atividades comerciais a partir de amanhã (01/04), mediante restrições. O objetivo do encontro foi reavaliar as medidas restritivas adotadas até então, além de debater outras pautas. Na próxima segunda-feira (06/04) haverá uma nova reunião no mesmo local para nova avaliação do cenário.

Conforme o presidente da Amvat, também prefeito de Nova Bréscia, Marcos Antônio Martini, essa retomada será de forma parcial, “com todos os princípios de segurança que exigem as legislações e decretos”. Conforme ele, o objetivo é que se movimente a economia, e acima disso, “que todos esses estabelecimentos tenham consciência de que eles precisam dar condições de segurança a quem irá retornar aos seus locais de trabalho, bem como aqueles que irão frequentar”, explica o prefeito.

A decisão foi tomada mediante votação entre os prefeitos. Os municípios que, em seu entendimento, não se sentirem em condições de realizar essa retomada, terão a oportunidade orientar e preparar seus comerciantes nos próximos dias. “Nos municípios que já estão preparados, a abertura começa amanhã, gradativamente. O resto poderá se preparar e quem sabe nos próximos dias reabrir seus comércios. Em relação à indústria, também retoma-se o trabalho, sempre preservando a saúde dos que retornarão”, destaca Martini.

Os municípios de Lajeado e Teutônia manifestaram interesse em manter o isolamento até dia 06 de abril, conforme definido anteriormente. Estrela quis reabrir o comércio gradativamente a partir de amanhã. Taquari, Marques de Souza e Westfália optaram por manter fechado e reavaliar a situação. Arroio do Meio, Paverama, Cruzeiro do Sul, Fazenda Vilanova, Arvorezinha, Santa Clara, Tabaí, Bom Retiro do Sul e Encantado se manifestaram sobre reabrir com restrições de isolamento. Agora, os municípios realizarão publicações oficiais sobre as decisões tomadas.

A Amvat irá publicar oficialmente um decreto sobre as determinações. Os municípios ainda tem liberdade para emitirem decretos com seus apontamentos específicos. Na próxima segunda-feira (06/04), os prefeitos irão se reunir novamente na sede da prefeitura de Teutônia para avaliar o cenário de casos nos municípios, estados e pais. “Frente a avaliação, poderemos ter decisões de ampliação de serviços retomados ou restringir mais”, enfatiza Martini.

As aulas

Conforme o presidente da Amvat, a retomada das aulas nas instituições municipais do Vale do Taquari só irá acontecer quando assim for determinado pelo governo do estado. O Governador Eduardo Leite afirmou, em live nesta terça-feira (31/03), que aulas seguem suspensas até o dia 30 de abril.

- publicidade -