Governador vai decretar proibição da abertura do comércio em todos os municípios do Rio Grande do Sul

2841

Em live na noite desta terça-feira (31/03), o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, informou que já determinou para a Procuradoria e vai decretar na manhã desta quarta (01/04) a proibição do comércio em todos os municípios do Estado.

Ele justificou a decisão com vários argumentos, entre eles o fato de justamente agora que os casos de coronavírus estão aumentando no Estado, por ter percebido um movimento de afrouxamento das medidas em vários municípios, que estariam flexibilizando a questão do isolamento a partir desta quarta (01/04).

Leite destacou que o Estado está se estruturando, com o aumento de 50% na disponibilização de leitos de UTI pelo SUS e com materiais necessários, mas que esta estrutura só estará completamente disponível no dia 15 de abril. “Justamente agora precisamos ser mais rigorosos nas medidas”, afirmou. A medida deve valer inicialmente até 15 de abril, o que deve ser detalhado e confirmado no decreto a ser emitido nesta quarta.

No início da tarde, o governador já havia informado, em outro pronunciamento, sobre a prorrogação do período de suspensão das aulas até 30 de abril.

Com esta decisão, ficarão inválidas as medidas que tinham sido definidas pelos prefeitos na reunião da Amvat, realizada nesta terça, em Teutônia. Na ocasião, por maioria de votos, os prefeitos decidiram pelo retorno gradual às atividades do comércio. Em algumas cidades, entre elas Teutônia e Lajeado, os prefeitos decidiram manter a vigência de seus decretos anteriores e ainda não permitir a retomada das atividades no comércio nesta semana.

- publicidade -