Westfália mantém comércios e prestadores de serviços fechados até segunda-feira

929
Imagem aérea do município de Westfália / Crédito: Imagem Aérea RS Produções

Após reunião no início da tarde desta terça-feira (31/03), o município de Westfália optou por manter comércios e prestadores de serviços fechados até a próxima segunda-feira, dia 06 de abril, data em que acontecerá novo encontro da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). Dessa forma, todas as medidas do Decreto Municipal nº 012/2020, que declara estado de calamidade pública, estão mantidas.

Segue determinado o fechamento ao público de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, exceto farmácias, estabelecimentos relacionados aos serviços na área da saúde, minimercados, mercados, supermercados, açougues, restaurantes, padarias, postos de combustíveis, agropecuárias e demais estabelecimentos de venda de produtos animais, bancos e instituições financeiras (com restrições), indústrias em sistema de escala, de revezamento de turnos e/ou alteração de jornadas, e serviços de coleta de lixo. Por mais que estes estabelecimentos possam continuar funcionando, uma série de restrições, especificadas no decreto, devem ser observadas. Restaurantes, por exemplo, podem atender ao público das 11 às 14 horas ou por tele-entrega.

Estabelecimentos que não se enquadram na relação acima ficam com suas atividades suspensas, pelo menos, até a próxima segunda-feira. Também estão interditadas praças e parques públicos. As ações preventivas objetivam evitar uma maior proliferação do Coronavírus (Covid-19) na região e resguardar o interesse público da saúde coletiva, incluindo comerciantes, funcionários, prestadores de serviços e a comunidade em geral.

Entre as medidas previstas no decreto em vigor, ainda estão: cancelamento de todo e qualquer evento realizado em local aberto ou fechado, independentemente da sua característica; expedição de novos alvarás de autorização para eventos temporários; acesso limitado de pessoas a velórios; suspensão de encontros em igrejas, templos ou demais estabelecimentos religiosos; suspensão do transporte escolar; e normas para serviços públicos.

Na próxima segunda-feira, dia 06 de abril, uma nova nota será emitida para orientar comerciantes e prestadores de serviços sobre o andamento das atividades. Todos os decretos relacionados ao Coronavírus estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Westfália (www.westfalia.rs.gov.br).

Suspensão das aulas

As aulas nas quatro escolas da rede municipal de ensino seguem suspensas por tempo indeterminado, atendendo orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. A projeção é de que as aulas sejam retomadas somente quando o Governo do Estado anunciar o retorno das aulas da rede estadual.

- publicidade -