Primeiro paciente confirmado de Covid-19 sai da UTI em Lajeado

1124
Crédito: divulgação

Dos nove casos de Coronavírus na cidade, quatro são considerados recuperados. Conforme divulgado pela prefeitura, essa avaliação é feita quando já se passaram mais de 15 dias do início dos sintomas da pessoa, e ela não apresenta mais sintomas. O paciente que teve o primeiro caso de Covid-19 confirmado na cidade saiu hoje da Unidade de Terapia Intensiva do HBB, onde ficou internado em estado grave, e foi transferido para a Unidade de Internação.

O momento da transferência foi gravado e divulgado pelo prefeito Marcelo Caumo em sua rede social. O homem de 57 anos estava internado há 16 dias (desde o dia 20 de março), e agora segue o tratamento na unidade de internação. Quando chegou à instituição, ele estava em situação delicada por conta dos efeitos da doença.

Etapas da doença

Na sexta-feira (03/04), a equipe médica responsável pelo tratamento retirou a ventilação mecânica para observar o comportamento do paciente, que permaneceu na UTI pelo fato de estar um grande período sedado. Conforme o médico internista responsável pelo tratamento, Juliano Dalla Costa, a doença divide-se em quatro etapas – mas nem todos os pacientes passarão por todas elas.

A primeira compreende um número em torno de 85% dos casos: os paciente apresentam sintomas leves como febre, mal-estar inespecífico, podendo apresentar também diarreia, náuseas, vômitos e anosmia (perda do olfato) e tosse. Não é necessário que o paciente apresente todos os sintomas para a suspeita da doença, apenas um ou até mesmo nenhum. “Por isso se preconiza o isolamento social”, explica. Esta fase é tratada com medicações para controle de sintomas de febre, tosse, hidratação, entre outros, e nesta etapa os exames de imagem e laboratoriais são normais, ou com alterações discretas em RX ou hemograma.

Uma parcela dos pacientes apresentará intensificação deste sintomas: são os 15% que passarão para a segunda fase da doença e necessitarão de suporte hospitalar. Nesta fase, é possível observar alterações nos exames de imagem, e a maioria dos pacientes apresentará alterações no parênquima pulmonar.

Entre a segunda e a terceira fase, observa-se uma piora progressiva dos sintomas, ocasionados por danos mais evidentes nos exames, podendo evoluir com complicações em todos os órgãos e sistemas. O sistema mais frequentemente afetado é o pulmonar, porém há relatos de acometimento neurológico, renal e cardíaco também.

Foi nesta fase que chegou este paciente. “Algumas medicações que demonstraram a possibilidade de benefício foram ministradas. Ele ficou 14 dias sedado, dependente de sedação e ventilação mecânica, um cuidado difícil e minucioso que compreendeu atenção integral 24 horas por dia”, detalha. “A sua recuperação, mesmo que ainda parcial, é uma grande vitória para nosso hospital, equipe de terapia intensiva (enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, médicos, na qual me incluo, entre outros) e também para a comunidade de maneira geral. Todos se empenharam muito”.

Dalla Costa destaca que o paciente ainda necessita cuidados. “Neste momento o paciente adentra a quarta fase do tratamento, na qual preconizam-se as medidas de cuidado dos danos causados pelo vírus e pela própria terapia. Deve-se intensificar a fisioterapia e outros cuidados. Muitos pacientes necessitam de oxigênio suplementar por longos períodos, pois o dano pulmonar muitas vezes é extenso e permanente. Estamos esperançosos de que este paciente possa voltar para sua família em breve para que possa seguir sua recuperação”.

Do total de pacientes, estima-se que 5% necessitarão de leitos de UTI. São estes que atravessam da segunda para terceira fase de maneira desfavorável, necessitando de cuidados especiais e com grande risco de vida. A mortalidade dos pacientes entubados pode passar de 60% em alguns centros. A quarta fase é a do recrudescimento dos sintomas, e recuperação dos danos causados pelo próprio vírus e pelo tratamento instaurado.

Nove casos confirmados em Lajeado

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, confirmou em live no Facebook nesta segunda-feira (06/04) que Lajeado está com o primeiro caso recuperado de Coronavírus. Posteriormente, a prefeitura divulgou que este número chegou a quatro. Junto a essa notícia positiva, o município também confirmou seu nono caso de Coronavírus.

A paciente que teve seu diagnóstico confirmado hoje é uma mulher de 38 anos. Ela está internada no Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado, e se contaminou por meio de transmissão comunitária.

Mais de 500 casos confirmados no estado e mais de 12 mil no país

No Brasil, passou de 12 mil casos confirmados de Covid-19. Agora, são 12.056 confirmações e 553 mortes, considerando letalidade de 4,6%. No estado, são 500 casos confirmados e oito óbitos, sendo o último confirmado hoje em Porto Alegre.

No mundo, são considerados 275.851 casos de pessoas recuperadas do Coronavírus, sendo 127 no Brasil.

- publicidade -