Dicas para aumentar a imunidade e desafios para você

763
Sônia Gomes

Nesta terça-feira (14/04), a professora de dança, instrutora de Yoga, terapeuta Ayurveda e nutricionista Sônia Gomes retorna como colunista ao jornal Folha Popular, na coluna Conexões. Entre os assuntos abordados, saúde, cultura, educação, espiritualidade, artes, social, atividades físicas, filosofia, comportamento, nutrição, qualidade de vida e muito mais. Na primeira edição, ela lança desafios e dá recomendações para aumentar a imunidade. Leia a coluna no jornal Folha Popular e acompanhe agora as dicas complementares aqui.

Orientações para aumentar a Imunidade nessa época de Coronavírus

Alimentos ricos em Vitamina C (aumenta a imunidade fortalecendo as defesas naturais do corpo): acerola, caju, goiaba, morango, tomate, laranja, bergamota, limão, manga, abacaxi, melão, mamão, pimentão amarelo, brócole, kiwi, espinafre, aspargo, couve verde, repolho, rúcula, agrião, lichia.

Vitamina D: sol e suplemento em gotas ou comprimidos (consultar seu médico). O sol deve ser o do horário forte entre 10 e 16 h, mas somente 15 minutos e pegar nas áreas de menos roupa, quanto maior a exposição do corpo ao sol, melhor.

Vitamina A: alimentos ricos: gema de ovo, espinafre, cenoura, brócole, beterraba, moranga, etc.).

Nesta época de coronavírus deve aumentar o consumo de Vit C. Se você ingeria 2 frutas por dia, agora pode ingerir mais, 4 a 6. Pode ser como fruta ou como sucos, mas natural. O limão deve ser ingerido em jejum todos os dias pela manhã. Lavar bem o limão. Cortá-lo em três partes e adicionar água quente. Tomar. OBS.: Só para adultos acima de 19 anos de idade.

Cuidados para o dia a dia:

– Tomar muita água. Se o vírus se instalar na garganta, a água levará para o estômago e as enzimas gástricas combaterão o vírus.

– Deve gargarejar após lavar os dentes, salmoura com água morna e sal marinho. Também combaterá o vírus.

– Dormir 8 horas por noite ininterruptamente. Aumenta a imunidade. Não tomar água de noite, nem chá, para não precisar acordar a noite e ir ao banheiro. Para acordar bem disposto no outro dia às 6 horas da manhã, deve ir dormir às 21h30min.

– Fazer uma atividade física em casa: brincar, assistir aulas online de atividades físicas lúdicas (dança) e exercícios de Yoga.

– Meditar (ficar em silêncio) 6 minutos a cada 6 horas. Regula todos os sistemas e os campos emocional e psicológico. Aumenta a imunidade.

– Tomar líquidos mornos: chás, chimarrão não compartilhado. Chás com frutas Vitamina C, mais gengibre.

– Ervas medicinais, chás ricos em Vitamina C: erva-doce (muito bom para criança), graviola, equinácea, gengibre, alho.

– Estando com dor de garganta, além dos chás acima citados, mascar pedaços de gengibre.

– Lavar várias vezes as mãos com água e sabão. Usar álcool gel.

– Ficar em casa, não sair, principalmente os grupos de risco.

– Orar várias vezes ao dia. Fortalece o campo espiritual.

– Manter a mente ligada em pensamentos positivos, cantar, dançar, conversar com a família assuntos alegres.

O que não deve ingerir neste período alarmante:

– leite (aumenta o muco, facilita sinusite, rinite, laringite…)

– farinha de trigo branca (fecha as vilosidades intestinais, não deixa elas identificarem o que é nutriente para absorção e o que não é nutriente para eliminação)

– açúcar branco (este nunca usar, mesmo em outras épocas)

– não deve ingerir alimentos e líquidos gelados e sim QUENTES. O vírus não resiste ao quente.

DESAFIOS 2020 para crianças e adultos

Durante a semana fazer o desafio como META. Após a semana do desafio, deve permanecer. Assim, estará melhorando sua saúde a cada dia.

1ª semana – de a partir do dia 14 de abril 2020:

ATIVIDADE FÍSICA 1 – alongamento

A – Um minuto na cadeirinha agachamento, manter o peso do corpo nos calcanhares. Se não consegue ficar com os calcanhares no chão, pode ir para uma parede se apoiar, conforme figura.

Ajuda na flexibilidade das costas, da coluna, dos tendões, das coxas.

Ajuda a reforçar as coxas, o equilíbrio mantendo os calcanhares no chão, a concentração.

B – Mais Um minuto pada utkasana (acocado com os calcanhares no chão). Fazer este após o agachamento como para descansar as pernas. Se não conseguir manter os calcanhares no chão, vai para a parede neste exercício, encostando somente o quadril. Ajuda na flexibilidade das costas, da coluna, dos tendões, das coxas.

ATIVIDADE PSICOFÍSICA – Trátaka (exercícios para os olhos)

Trátaka, em sânscrito, significa direcionar o olhar. Exercício bom para tirar o cansaço da vista e doença dos olhos, reforça os ligamentos, dá brilho, dá saúde, bem-estar. Muito bom fazer todos os dias para ir corrigindo a sua visão. Antes de ler, de assistir a um bom filme na TV, de ver vídeos no celular, de estudar, deve fazer o trátaka.

Para acompanhar Trátaka Yoga, acesse no youtube – https://www.youtube.com/watch?v=CSAStJnYILc

Observação: As atividades devem ser feitas todos os dias como desafio da semana. Após essa semana, permanecer fazendo e terá virado rotina.

- publicidade -