ASDEP divulga nota em defesa da democracia e autonomia da polícia

1267
Artes
Crédito da arte: Júlia Caroline Geib / Divulgação

O presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (ASDEP/RS), Pedro Carlos Rodrigues, divulgou uma nota nesta sexta-feira (24/04) defendendo a autonomia para as polícias civis e federal, e defendendo, também, a democracia.

Conforme a nota, “as Polícias Federal e Estaduais devem ser órgãos de Estado, não de Governos”. Confira o documento completo:

“As Polícias Federal e Estaduais devem ser órgãos de Estado, não de Governos! Os Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul, por sua entidade de classe, vêm a público para manifestar sua extrema preocupação com a possibilidade de intervenção indevida nas atribuições de polícia judiciária da Polícia Federal, extraída do pronunciamento do ex-Ministro Sérgio Moro, ao levar a público, na manhã de hoje, sua saída do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Além da inegável instabilidade política advinda da exoneração do ex-Ministro, inquieta a todos a sua motivação, ou seja, a aparente tentativa de interferência no trabalho desenvolvido pelo Departamento de Polícia Federal.

Nesse sentido, se vê reforçado o pleito dos Delegados de Polícia, tanto Federais como dos Estados, na qualidade de responsáveis pelas atividades de investigação e de polícia judiciária, de obterem autonomia administrativa e financeira, sem as quais sempre haverá a possibilidade de tentativas de manipulação, ingerência ou direcionamento, tão prejudiciais ao desejável e indispensável Estado Democrático de Direito.

Os Delegados de Polícia gaúchos esperam que haja uma explicação que justifique o ocorrido mas, independentemente disso, que este episódio seja motivador das alterações legislativas necessárias para, o quanto antes, solidificar-se a autonomia das Polícias Civis, tanto no âmbito federal, como nos Estados da Federação”.

- publicidade -