Secretaria da Saúde de Estrela aplica testes rápidos da Covid-19 em pacientes

Objetivo da iniciativa é levantar real situação dos casos com sintomas leves e em isolamento domiciliar

864
Crédito da foto: Paulo Ricardo Schneider / Divulgação

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou um estudo no município para projetar estratégias para o enfrentamento da Covid-19 e decisões a serem tomadas pelo Poder Público Municipal. Para tanto, estão sendo feitos testes rápidos, adquiridos pela prefeitura, em pessoas com sintomas leves da doença e que se encontram em isolamento domiciliar. “Será feita uma pesquisa por amostragem em parte dos 121 pacientes que hoje estão isolados, no período adequado para a realização do exame”, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, enfermeira Carmen Hentschke. 

Conforme Carmen, que está realizando o trabalho junto com a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Leandra Baldissarelli, a pesquisa estimará, pela amostragem, o percentual da população infectada pela Covid-19, e qual a incidência da doença no grupo de pessoas com sintomas leves e em isolamento. Ela lembra que desde 22 de março, portaria do Ministério da Saúde determinou a realização de testes somente em pacientes internados e com sintomas graves, o que pode não refletir a realidade da propagação do coronavírus.

O estudo é feito por meio de visitas a residências e vai abranger os bairros e localidades do interior onde há casos suspeitos em isolamento. Os participantes serão submetidos ao teste rápido para o vírus, com a coleta de uma gota de sangue. O resultado é conhecido em 15 minutos. Por meio da amostragem, o governo quer ter uma visão global da evolução da doença no município. A Secretaria não definiu um prazo para encerrar a aplicação dos testes e conclusão do estudo.

- publicidade -