Decreto estadual define fechamento do comércio no Vale do Taquari a partir de amanhã

6593
Situação no Vale é uma das mais preocupantes do Estado, municípios como Ljaeado já haviam decretado o fechamento do comércio

O governador do Estado, Eduardo Leite, apresentou na tarde de hoje (30/04) o novo modelo de Distanciamento Social Controlado. O novo modelo divide o estado em 20 regiões, e dá a cada uma uma bandeira de acordo com o nível de risco de disseminação do coronavírus. A região do Vale do Taquari, junto com a de Passo Fundo, recebeu a bandeira vermelha, que é quase o nível máximo de risco, ficando atrás a penas da bandeira preta. O novo modelo vai definir protocolos para 12 setores econômicos, divididas em 50 atividades. O governo está recebendo sugestões de entidades e prefeitos, e deve consolidar os protocolos na próxima semana e colocar em funcionamento o modelo na outra semana.

Porém, como a situação na região do Vale e de Passo Fundo preocupa e é delicada, o governo do estado emitirá um decreto de transição que valerá até a emissão do decreto do novo modelo de distanciamento. Este decreto deve ser emitido hoje, e define que o comércio nestas duas regiões deverá ficar, novamente, fechado, a partir de amanhã (01/05). Os decretos de cada municípios devem ser baseados nestes regramentos.

Mas, como o período antecede o Dia das Mães, o governo permitirá que, em seus decretos, os prefeitos permitam o sistema de drive thru, take away (modalidades de retirada do produto) e delivery (tele-entrega). Segundo Leite, o objetivo é permitir que o comércio tenha um certo fôlego para o período que vem pela frente que será de restrições, visto que teremos que conviver por mais algum tempo com o vírus.

Distanciamento Social Controlado

O Distanciamento Social Controlado dividiu o estado em 20 regiões, e levando em conta a disseminação do vírus e a capacidade de atendimento da saúde, define as bandeiras de cada região. As bandeiras vão do amarelo ao preto. Dentro das bandeiras, serão definidos protocolos para 12 setores econômicos, que são divididos em 50 atividade específicas. Os protocolos levam em conta os níveis de risco de contaminação e o impacto econômico.

A bandeira será revista semanalmente. Em caso de mudança da bandeira, esta acontecerá sempre aos sábados. As regiões com bandeiras vermelha ou preta devem ter as normas mais rígidas. Por isso, o Vale do Taquari deverá ter medidas mais restritivas. Regiões com bandeiras laranja e amarela terão medidas menos restitivas, mas ainda sim com diversas restrições e regras. No momento, nenhuma região receberá a bandeira verde, que seria livre de risco, pois não há nenhum lugar em que não haja risco e o momento é de atenção.

Volta das aulas

O governador falou também sobre o retorno das aulas. Conforme Leite, na rede pública, as aulas devem retornar apenas em junho. Serão mais duas semanas de paralisação, além da antecipação das duas semanas de recesso que ocorreriam em julho. Na rede privada, o retorno deverá seguir os protocolos do Distanciamento Social Controlado.

- publicidade -