Prefeitura de Teutônia amplia horário de atendimento da farmácia básica do Centro Avançado de Saúde

Novo horário será das 7h30min às 20h, sem fechar ao meio-dia

1185
Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer/arquivo/divulgação

A farmácia básica do Centro Avançado de Saúde (CAS), no Bairro Canabarro, em Teutônia, teve o seu horário de atendimento ampliado pela Prefeitura de Teutônia. Desde esta segunda-feira , a dispensação de medicamentos ocorre das 7h30min às 20h, sem fechar ao meio-dia. A medida visa facilitar o acesso da população em horários alternativos, visando também evitar aglomerações.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, ressalta que a medida vai ao encontro da população. “Antes, muitas pessoas, especialmente as que trabalham nas indústrias, tinham que faltar o trabalho para poder pegar os seus medicamentos no posto de saúde. Agora, facilitamos o acesso aos medicamentos dispensados pelo CAS, indo ao encontro com o nosso foco de investir nas pessoas”, frisa.

Com a ampliação, o atendimento da farmácia básica ocorre de segunda à sexta-feira, das 7h30min às 20h, sem fechar ao meio-dia. Já a Farmácia do Estado segue com o horário inalterado, de segunda à sexta-feira, das 7h30min às 11h30min.

Antes, o atendimento na farmácia básica era das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h. Isso dificultava o acesso da população, que tinha que faltar no trabalho, bem como aos munícipes que consultavam no Ambulatório de Atenção Básica após às 17h e necessitavam retirar algum medicamento pescrito pelo médico.

O Ambulatório de Atenção Básica, que, desde o início da reestruturação das unidades de saúde devido à pandemia do novo coronavírus, teve sua porta de entrada alterada para o Centro Avançado de Saúde, segue com o atendimento das 7h às 22h. Aliás, a abertura deste espaço em 2018 atendeu a um anseio da população, desafogando, inclusive, o Pronto Atendimento do Hospital Ouro Branco.

Todos os munícipes de Teutônia, com seu cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) em dia no município, têm direito à retirada dos medicamentos prescritos nas unidades de saúde. Para retirar os medicamentos é necessário trazer o cartão do SUS do paciente, o RG da pessoa que está retirando e o receituário médico.

A relação dos medicamentos disponibilizados nos postos de saúde é regulamentada pelo Decreto Municipal nº 2.543, de 28 de fevereiro de 2019, que dispõe sobre a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume). Quando o medicamento não faz parte da Remume, o usuário pode encontrar alguns dos medicamentos pescritos na Farmácia do Estado ou pelo programa Farmácia Popular em farmácias conveniadas de forma gratuita ou com desconto.

Também como forma de aprimorar os serviços de saúde no município, no início de março de 2020 a Prefeitura de Teutônia lançou um mecanismo para facilitar a vida dos usuários das farmácias dos postos de saúde. A página pode ser acessada diretamente pelo link https://www.teutonia.rs.gov.br/lista-de-medicamentos/ ou acessando o site da Prefeitura, https://www.teutonia.rs.gov.br/ e clicar em “Lista de medicamentos” na barra de menus localizada abaixo das notícias em destaque ou no menu “Acesso rápido”, no lado direito da página. A lista é atualizada semanalmente.

Na página, na aba “Informações”, há um texto introdutório, com informações para o cidadão e links que direcionam às listas de medicamentos disponibilizados pelo Estado e pelo programa Farmácia Popular. Na aba “Horários”, há relação dos telefones, endereços e horários de atendimento das farmácias dos postos de saúde. E na aba “Medicamentos”, está a lista dos medicamentos disponíveis nas farmácias básicas municipais, dos medicamentos controlados e antimicrobianos disponíveis nas farmácias do Centro Avançado de Saúde e do Posto de Saúde do Bairro Languiru e dos medicamentos em falta.

- publicidade -