Agricultor é preso em Venâncio Aires após manter casal em condições semelhantes à escravidão

5867
Crédito: divulgação Folha do Mate

Um casal que vivia em condições semelhantes à escravidão foi resgatado nesta quinta-feira (28) pela Brigada Militar em uma propriedade rural no interior de Venâncio Aires, na localidade de Linha Rincão de Souza, no Vale do Rio Pardo. Um homem de 29 anos e a companheira de 39 relataram que estavam no local há seis anos e recebiam apenas R$ 10 por semana para realizar as tarefas na lavoura, como o trato do tabaco, gado, roçada, corte de lenha e outros serviços. Ambos viviam em condições degradantes na fazenda e não recebiam nenhum tipo de material de higiene e limpeza. 

Segundo a BM, o cartão de Benefício de Prestação Continuada (BPC), cedido a idosos e pessoas com deficiência, além de outros documentos pertencentes à mulher, estavam em poder do proprietário do local. Ele recebia o valor mensal do Governo e repassava apenas uma pequena quantidade diária de mantimentos. 

A mulher ainda relatou que ela e o companheiro não recebiam materiais de limpeza e higiene. O homem, de 52 anos, foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Santa Cruz do Sul, onde foi formalizada a prisão em flagrante. Após o registro, policiais militares levaram o casal para um local seguro e com condições dignas. Os dois passarão a receber os cuidados da assistência social do município de Venâncio Aires. (Gaúcha e Folha do Mate)

- publicidade -