Quem conseguirá atrair mais votos que seriam de Renato Altmann?

1011
Crédito: Justiça Eleitoral/Divulgação

A resposta para esta pergunta pode contribuir decisivamente na campanha eleitoral de Teutônia. Com o ex-prefeito saindo da disputa, os outros três pré-candidatos de oposição – Celso Aloísio Forneck (PDT), Paulo Brust (PTB) e Rosely Schneider (PT) – podem ser beneficiados. Embora mais difícil, mas não se pode descartar a hipótese de ter migrações para o pré-candidato à reeleição Jonatan Brönstrup (PSDB). Tudo dependerá das negociações futuras para definir os candidatos a vice-prefeito em cada chapa, eventuais novas fusões e até mesmo os “apoios brancos”.

Rosely Schneider (e), Paulo Brust, Jonatan Brönstrup e Celso Forneck

MDB e Cidadania, bem como Altmann, já conversaram e mantém tratativas avançadas com o PDT, do pré-candidato Celso Aloísio Forneck. Entretanto, nada está concretizado. A principal negociação é quanto ao candidato a vice, pois abriu-se um leque de opções, no qual todos têm o desejo e a aspiração de concorrer. Uma fonte do PDT contou que “é uma arte da conversação isso tudo”. Renato Altmann sai da linha de frente, porém deve se manter próximo das articulações de bastidor, apesar de ser esta uma atribuição das executivas partidárias.

As afinidades trabalhistas podem atrair, ainda, uma possível adesão do PT, embora que haja hoje um grupo formado pelo PSOL, como dissidentes do PT, o que poderia render um bloco fortalecido para o pleito.

A saída de Altmann também favorece o pré-candidato Paulo Brust (PTB), que é outra frente de oposição. Dependendo de como evoluírem as tratativas com o PDT, não se descarta uma vinda de descontentes para o lado petebista.

E o Partido Progressista (PP), onde fica neste cenário. Bem, a atual presidente Mareli Vogel e o ex-vice-prefeito Ariberto Magedanz são nomes sempre bem lembrados para composições. A proximidade de Mareli do atual prefeito Jonatan, face às alianças estaduais, poderia render alianças locais? Ou o PP assumiria papel ao lado de Paulo Brust ou do PT? Existiria a chance do PP ir com o PDT?

A dobradinha mais bem encaminhada é a da situação, do atual governo, com o pré-candidato à reeleição, o atual prefeito Jonatan Brönstrup (PSDB) e o atual vice-prefeito Valdir do Amaral “Dirinho” (PSD). Deles é a prioridade, salvo alguma mudança de última hora, por questões estratégicas, de saúde ou de mobilização nova. O grupo está articulado e preparado, podendo aceitar novas adesões, dependendo do jogo futuro.

Por enquanto, as possibilidades são muitas e à medida que as reuniões ocorrem, o quadro vai se definindo.

Pré-candidatos a vice-prefeito

É bom lembrar que toda pessoa que está filiada a algum partido político pode ser candidata interna e pleitear concorrer na eleição. Portanto, em tese, todos filiados são pré-candidatos. Claro que há aqueles nomes que se destacam, especialmente aqueles que figuram em cargo. A seguir, citamos alguns dos mais lembrados:

Cidadania
Aline Röhrig Kohl

MDB
Evandro Biondo
Keetlen Janaína Link
Pedro Hartmann

PP
Mareli Lerner Vogel
Ariberto Magedanz

PSL
Ricardo Wagner

PSDB
Marcos Quadros

PSD
Valdir do Amaral “Dirinho”
Cleudori Paniz

PTB
Hélio Brandão da Silva

PDT
Juliano Körner
Diego Tenn Pass

PSOL
Júlia Dörr

- publicidade -