Oito regiões aumentaram e quatro regiões diminuíram risco de propagação da Covid-19

Estado divulgou neste sábado a 7ª rodada do mapa do Distanciamento Controlado no Rio Grande do Sul

1501
Municípios podem apresentar recurso em até 24 horas e, na segunda, governo fará nova análise e divulgará bandeiras definitivas

Devido à piora nos indicadores de propagação da Covid-19 e da capacidade de atendimento do sistema de saúde, cinco regiões migraram para bandeira vermelha na sétima rodada do Distanciamento Controlado. Ao todo, 12 das 20 regiões sofreram mudanças nesta rodada; oito pioraram e quatro diminuíram o risco de propagação.

Conforme a análise preliminar, oito regiões tiveram piora na classificação final e, portanto, terão maiores restrições de suas atividades. Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas e Palmeira das Missões, que estavam em bandeira laranja (risco epidemiológico médio) foram para vermelha (risco alto). E três, Pelotas, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, passaram de amarela (risco baixo) para laranja (médio).

Quatro regiões tiveram redução de risco: Caxias do Sul e Uruguaiana, que eram as duas únicas regiões com bandeira vermelha após revisão de dados pelo governo, apresentaram melhora em indicadores e migraram para bandeira laranja. As regiões de Bagé e Santa Rosa também progrediram, saindo da bandeira laranja para amarela.

As demais regiões não tiveram alteração na sua bandeira final, sendo que apenas a região de Taquara manteve bandeira amarela entre as duas semanas.

O Vale do Taquari segue com a bandeira laranja pela sexta semana consecutiva. Desde que ficou uma semana com bandeira vermelha, no período de 11 a 17 de maio, a região se reorganizou, voltou e não saiu mais da bandeira laranja.

O mapa preliminar da 7ª rodada foi divulgado pelo governador Eduardo Leite em transmissão ao vivo pela internet no fim da tarde deste sábado (20/6) – acesse em: https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br –, mas associações de municípios podem, conforme os novos ajustes na sistemática do modelo, apresentar recurso em até 24 horas (18h de domingo).

Na segunda-feira (22/6), o Gabinete de Crise fará nova análise e divulgará à tarde as bandeiras definitivas, que serão vigentes de 23 a 29 de junho. Com o avanço da doença, o Rio Grande do Sul apresenta uma predominância de bandeiras laranja e vermelha. Contudo, segue sem nenhuma bandeira preta (risco altíssimo).

Esta é a última rodada em que a divulgação das bandeiras está sendo feita no sábado. A partir da próxima, a coleta de dados será na quinta-feira e o anúncio do mapa preliminar ficará para sexta.

- publicidade -