Amvat busca agilizar liberação de emendas para obras que aguardam análise

Entidade realizou videoconferência com representante da Caixa Econômica Federal para tratar desta situação

597
Videoconferência esclareceu dúvidas de prefeitos e secretários municipais

Prefeitos, secretários municipais e assessores das prefeituras do Vale do Taquari participaram, nesta terça-feira (23/06) pela manhã, de uma videoconferência com a Caixa Econômica Federal. A reunião foi solicitada pelo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), prefeito de Imigrante Celso Kaplan, e teve a participação de Iuri Jadovski, da Gerência de Desenvolvimento Urbano (Gidur) de Porto Alegre.

Na ocasião foi tratado a respeito do andamento dos processos de liberação de emendas que aguardam análise da instituição. Conforme o presidente da Amvat, a preocupação é a proximidade do período eleitoral. “Muitos projetos precisam ter o início de suas obras para poderem ter desembolso de valores. Isso precisa ocorrer antes do dia 4 de julho e ainda temos vários municípios com problemas, em que a Caixa Econômica Federal está em atraso na liberação de projetos”, enfatizou.

Para o presidente, o prazo de 4 de julho pode ser alterado, com o adiamento das eleições. “Se a data mudar, talvez se tenha um prazo maior, de um mês ou um mês e meio, mas não podemos contar com isso”, acredita. Por isso, o objetivo da reunião foi unir esforços. “Os municípios travam uma luta muito grande para conseguir recursos e podem perder verbas em razão do período eleitoral”, destacou Kaplan.

A preocupação é de que, por força da legislação, obras importantes para os municípios, cujos
projetos estão em andamento, sejam inviabilizadas. “Os municípios e a população não podem ser penalizados”, observou o prefeito de Arroio do Meio, Klaus Schnack.

Jadovski afirmou que a Caixa Econômica Federal quer prestar o melhor serviço possível à sociedade. “O cumprimento dos prazos é um dos primeiros passos”, acrescentou, citando providências já tomadas pela instituição para agilizar o andamento dos processos. O representante da instituição informou que serão feitos esforços no sentido de criar as condições necessárias para que a liberação dos projetos, para que as obras possam iniciar antes do período eleitoral. Por outro lado, disse acreditar que, confirmando-se a prorrogação da data das eleições, ocorram mudanças no calendário, o que possibilitará a execução dos projetos encaminhados pelas prefeituras.

Segundo Kaplan, tanto no seu município, Imigrante, quanto nas demais cidades da região, existem obras no aguardo da liberação de emendas. “Eu tenho aqui uma obra de asfalto em análise na Caixa. Ela precisa te início, não podemos perder recursos tão importantes para o
desenvolvimento do Vale do Taquari”, reforça o presidente da Amvat.

- publicidade -