Mudanças nas praças de pedágio da Freeway entram em vigor a partir de 15 de agosto

Alteração de local da praça de Gravataí e cobrança bidirecional em Santo Antônio da Patrulha acontecerão na mesma data; Tarifa em Santo Antônio reduzirá pela metade

860
Crédito da foto: Divulgação CCR Viasul

Uma reivindicação antiga dos moradores de Gravataí, a mudança da praça do km 77 para o km 60 da Freeway está marcada para o dia 15 de agosto. Nesta data, o pedágio de Santo Antônio da Patrulha, no km 19, também passará por alteração com o início da cobrança da tarifa nos dois sentidos da rodovia. Com isso, o valor da cobrança para os usuários será reduzido pela metade.

Ao mudar o local da praça, a população de municípios da Região Metropolitana, como Gravataí, Viamão e Alvorada, que se deslocam diariamente para Porto Alegre a trabalho ou estudos, se beneficiará gratuitamente dos serviços da BR-290 em suas jornadas.

Já em Santo Antônio, a tarifa será cobrada de forma bidirecional, causando redução no valor: os atuais R$ 9,20 passam para R$ 4,60, representando uma economia expressiva para quem se desloca em direção ao litoral. Serão 25 cabines em funcionamento na praça, entre bidirecionais, mistas e com cobrança automática, um acréscimo de 9 cabines em relação às 16 atualmente em operação no local. Já em Gravataí, o funcionamento também será de 25 cabines, com os mesmos serviços.

Atualmente, as obras de toda a parte de construção civil estão finalizadas em ambas as praças. O próximo passo é a implementação dos serviços de Tecnologia da Informação, que já estão sendo finalizados. Após este passo, os últimos testes necessários serão feitos, e então as instalações ficam à disposição para vistoria da ANTT. A partir de aprovação do órgão regulador, tudo estará liberado para que as alterações entrem em vigor no dia 15 de agosto. Dez dias antes do início acontecerá a Operação Branca, quando usuários que passarem pelos locais serão informados da mudança, e também quando os últimos testes são realizados.

A cobrança automática será realizada por meio do serviço de tags, instaladas no veículo do usuário. A adesão ao sistema de cobrança eletrônica é feita diretamente com as operadoras prestadoras do serviço: Veloe, ConectCar, SemParar, C6Bank e MoveMais. Para auxiliar motoristas durante a pandemia, Veloe, ConectCar e SemParar estão realizando a distribuição de tags com planos de isenção de mensalidade nas praças da ViaSul. Maiores informações podem ser encontradas acessando o site oficial de cada operadora.

- publicidade -