Prefeitura de Lajeado faz atendimento exclusivo para pacientes respiratórios no Centro e no Montanha

597


Os Centros de Saúde dos bairros Montanha e Centro tiveram os atendimentos exclusivos para pacientes sintomáticos de coronavírus iniciados nesta segunda-feira (27/07). O encaminhamento dos casos confirmados e suspeitos de contaminação por Covid-19 para os centros de referência é uma iniciativa da Prefeitura de Lajeado por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), com o objetivo de especializar os atendimentos e reduzir os riscos de disseminação do vírus nas outras unidades de saúde.

Agora, um caso suspeito deve se dirigir até um dos Centros de Saúde e evitar buscar atendimento nas suas Unidades de Saúde de referência. Casos leves não devem buscar a UPA nem o HBB, devendo se deslocar também a um dos dois Centros especializados.

Na manhã desta segunda-feira, 18 pacientes assintomáticos foram atendidos no Centro de Saúde Centro. No Montanha, foram 17 atendimentos dessa categoria até as 12h. Os atendimentos convencionais permanecem ocorrendo nos dois postos. A única diferença é que cada paciente entrará por uma porta diferente, dependendo da sua demanda. O acolhimento e a triagem dos pacientes são feitos na entrada por um agente comunitário de saúde, que fica responsável pelo direcionamento até o local de atendimento específico.

Em decorrência da nova demanda, os horários dos postos foram alterados e os atendimentos devem ser feitos de acordo com o funcionamento de cada unidade. Confira abaixo como foram ajustados os atendimentos e horários.

Centro de Saúde Centro

– Para atendimento exclusivo de sintomáticos respiratórios

Unidade: ESF São José/Praia – Entrada pelo auditório

Horário: 7h30 às 19h

– Para atendimentos dos pacientes assintomáticos respiratórios dos bairros de referência, aplicação de medicamentos, realização de curativos e administração de vacinas.  

Unidade: ESF São José/Praia 

Horário: 7h30 às 11h30 das 12h30 às 16h30

– Para atendimentos odontológicos

Unidade: Centro de Saúde São Cristóvão e ESF Moinhos

Horário: 7h30 às 11h30 das 12h30 às 16h30

Centro de Saúde Montanha

– Para atendimento exclusivo de sintomáticos respiratórios

Unidade: Centro de Saúde Montanha – Entrada pelo auditório

Horário: 7:30 às 16h30

– Para atendimentos dos pacientes assintomáticos respiratórios dos bairros de referência, aplicação de medicamentos, realização de curativos e administração de vacinas.

Unidade: ESFs Montanha 1 e 2

Horário: 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30

– Para atendimentos odontológicos e de fisioterapia

Unidade: Centro de Saúde Montanha 

Horário: 7h às 11h30 e das 12h30 às 16h30

As demais unidades de saúde retomam os atendimentos das consultas eletivas dos pacientes assintomáticos, para conferir os postos de saúde para cada demanda, clique neste link: http://twixar.me/GxDm

- publicidade -