Com recurso atendido, Vale do Taquari tem bandeira laranja e pode retomar aulas presenciais

547
Mapa definitivo da 18ª semana do Distanciamento Controlado

Mesmo com o feriado nacional nesta segunda-feira (07/09), o governo do Estado divulgou o mapa definitivo da 18ª semana do Distanciamento Controlado. O Vale do Taquari encaminhou recurso para a bandeira vermelha (no mapa preliminar divulgado sexta-feira) e foi atendido no pedido, permanecendo em bandeira laranja.

Completando duas semanas consecutivas (17 e 18) em laranja, o Vale do Taquari (R29 e R30 – Lajeado) pode adotar a liberação das aulas a partir desta terça-feira (08/09). Cada prefeito deverá fazer sua própria definição acerca do retorno das aulas presenciais. Lajeado já anunciou que pretende autorizar o retorno. Na Serra, Carlos Barbosa e Garibaldi liberaram a volta às aulas nesta terça-feira.

De acordo com o decreto nº 55.465/2020, o governo do Estado levanta as restrições que vedam as atividades presenciais nas escolas e instituições de ensino em 11 regiões Covid. Para que as escolas possam abrir, as regiões nas quais se localizam precisam estar há duas semanas na bandeira laranja ou amarela (a semana atual e a anterior).

Sendo assim, encaixam-se nas regras as regiões Covid de Santa Maria, Uruguaiana, Taquara, Guaíba, Passo Fundo, Pelotas, Bagé, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado. Nessas regiões, as crianças que estão na Educação Infantil poderão retornar às escolas a partir desta terça-feira (08/09).

Os prefeitos dos municípios que entenderem que não há condições para reabrir escolas podem mantê-las fechadas. Pais e instituições de ensino também têm autonomia para manter as crianças em casa ou para deixar as escolas fechadas.

Retorno às aulas presenciais

Conforme o decreto estadual, o início das atividades se dá pela Educação Infantil. Segundo a proposta estadual, a volta às aulas se dará da seguinte maneira:

Educação Infantil: 8 de setembro
Ensino Superior, Médio e Técnico: 21 de setembro*
Ensino Fundamental – anos finais: 28 de outubro
Ensino Fundamental – anos iniciais: 12 de novembro
* rede estadual retorna apenas em 13 de outubro

Regiões em bandeira laranja nas duas últimas semanas (17 e 18)

  • Santa Maria
  • Uruguaiana
  • Taquara
  • Guaíba
  • Passo Fundo
  • Pelotas
  • Bagé
  • Caxias do Sul
  • Cachoeira do Sul
  • Santa Cruz do Sul
  • Lajeado

Oito regiões em bandeira vermelha na 18ª rodada

A piora em alguns indicadores, como o aumento de registros de novas internações confirmadas por Covid-19 e a proporção de casos da doença para cada 100 mil habitantes em algumas regiões, fez com que o mapa do Rio Grande do Sul se avermelhasse. Depois da análise dos sete recursos enviados, o mapa da 18ª semana do Distanciamento Controlado ficou consolidado com oito regiões em bandeira vermelha. As outras 13 estão classificadas como de risco epidemiológico médio, em bandeira laranja.

As regiões de Palmeira das Missões e Erechim tiveram seus pedidos de reconsideração indeferidos pelo Gabinete de Crise e permanecem na bandeira vermelha. Somam-se às regiões Covid de Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo e Cruz Alta, que não enviaram recurso e também continuam na bandeira vermelha. Todas as oito regiões em vermelho já aderiram ao sistema de cogestão e adotam protocolos próprios.

Por outro lado, o Gabinete de Crise acatou os pedidos de Taquara, Guaíba, Santa Cruz do Sul e Lajeado, que haviam sido classificadas preliminarmente como bandeira vermelha, mas conseguiram se manter em bandeira laranja nesta rodada.

RESUMO DO MAPA DEFINITIVO DA 18ª RODADA

BANDEIRA VERMELHA
– Palmeira das Missões
– Erechim
– Capão da Canoa
– Novo Hamburgo
– Canoas
– Porto Alegre
– Santo Ângelo
– Cruz Alta

BANDEIRA LARANJA
– Santa Maria
– Uruguaiana
– Taquara
– Guaíba
– Ijuí
– Santa Rosa
– Passo Fundo
– Pelotas
– Bagé
– Caxias do Sul
– Cachoeira do Sul
– Santa Cruz do Sul
– Lajeado

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui