Rótula entre Languiru e Alesgut segue em obras

751
Ontem, foi feito o aterro dos canos na lateral da pista / Crédito da foto: Júlia Caroline Geib

A chuva dos últimos dias provocou um pequeno atraso na obra de transformação da rótula vazada em rótula fechada, localizada na ERS-128 (Via Láctea), no acesso aos bairros Languiru e Alesgut pela Rua Major Bandeira, em Teutônia. Os cordões (meio-fio) para transformar no formato fechado já estão colocados, e com isso, ela já funciona com novo traçado. Devem ser feitos ajustes no trecho de saída do Bairro Languiru para facilitar a passagem de caminhões maiores.

Segundo o secretário de Obras de Teutônia, Marcelo Walter, na semana passada, foram feitos os canteiros centrais e o aterramento desses canteiros. Na segunda-feira (14/09), “foram colocados alguns canos na lateral da pista”. Já ontem (15/09), foi iniciado o processo de aterro dos canos. Posteriormente, devem ser feitos alguns ajustes no trecho na pista localizado na saída do Bairro Languiru e do Alesgut. “A saída de caminhões como careta ficou meio apertado, principalmente a saída de Languiru”, detalha ele.

Ademais, segundo Marcelo, há ajustes para serem feitos nos muros e as alas da galeria. “Antes de fazer o restante de colocação do meio-fio, tem que ser feito os ajustes”, explica ele. Além do gramado, sinalização, e iluminação, posteriormente deve ser feito um calçamento no local, semelhante ao colocado na rótula fechada recentemente no Bairro Canabarro.

A empresa responsável pela obra, a RGS Engenharia S.A. de Porto Alegre, fez um pedido de prorrogação da entrega da obra devido às condições climáticas. O objetivo da obra é a redução de acidentes e facilitar a mobilidade no local. O investimento total será de R$ 614.964,75, com recursos próprios do município. Apesar no trecho ser de competência do Estado, o Município assumiu a responsabilidade e custeia a obra com recursos próprios. A rodovia foi inaugurada em 1985 e a rótula vazada foi instalada em 2000, logo após um trágico acidente que vitimou duas crianças no local.

Rótula está sendo modificada para promover maior segurança / Crédito da foto: Júlia Caroline Geib

- publicidade -