Comunidade escolar se prepara para o retorno das aulas nas escolas municipais na quinta-feira, 1º/10

909
Organização nas escolas / Crédito da foto: Pietra Darde / Divulgação

Após quase sete meses de aulas presenciais suspensas, as portas das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e de Ensino Fundamental (EMEFs) reabrem nesta quinta-feira, 1º/10. Faltando poucos dias para o retorno presencial, as escolas estão finalizando os últimos detalhes para receber os alunos de 4 e 5 anos da pré-escola, que serão as etapas a retomar agora. A estimativa é que cerca de 40% dos 1.663 alunos matriculados no município nesta faixa etária retornarão às escolas.

Para a volta às aulas, cada escola elaborou um Plano de Contingência para Monitoramento e Prevenção da Covid-19, todos já aprovados pelo Centro de Operação de Emergência Municipal (COE Municipal). As atividades internas estão sendo organizadas conforme as especificidades das escolas, que precisam cumprir os requisitos dos seus planos de contingência e atender as necessidades impostas pela legislação, como o distanciamento mínimo entre os alunos e restrições de espaço da sala de aula, entre outras exigências do Governo do Estado.

Conforme a secretária da Educação (SED), Vera Plein, as equipes e as escolas estão preparadas para um retorno seguro. Foram adquiridos máscaras, termômetros digitais, totens de álcool gel e tapetes sanitizantes para as escolas. Além disso, desde a suspensão das aulas, a SED tem realizado momentos de formação para orientar os profissionais da educação nas áreas pedagógicas, de protocolos sanitários e de saúde emocional. 

– Nossa ideia é retornar aos poucos, com cautela. Por isso, no momento, o atendimento será em menos dias da semana. Precisamos nos adaptar a este “novo normal” e ver como as comunidades escolares se adequarão aos protocolos. Assim, ajustes ao longo do tempo irão sendo feitos. Se for necessário, retrocederemos para garantir a segurança de todos profissionais, alunos e comunidades escolares – explicou Vera Plein.

Para garantir ainda mais a segurança de todos, uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) está trabalhando na sanitização de todos os espaços das 48 instituições de ensino do município com produtos especiais de higienização. Já os profissionais de educação concursados estão sendo testados para Covid-19. Ao todo, aproximadamente 1.300 profissionais realizarão o teste para detecção de anticorpos antes do reinício das atividades escolares.

Sanitização / Crédito da foto: Jonas Pereira / Divulgação
Crédito da foto: Jonas Pereira / Divulgação

Na EMEI Amiguinhos do Jardim, no bairro Jardim do Cedro, o clima é de ansiedade para rever os pequenos. Para receber os alunos de forma acolhedora, os espaços foram decorados e fixados murais de boas vindas.

– Estamos ansiosos para rever as crianças e tranquilos para este retorno. Aliás, nós nos preparamos para isso. Elaboramos um protocolo, reorganizamos os espaços da escola, adquirimos equipamentos de proteção, separamos materiais individuais e diversas outras ações. Esperamos que as famílias se sintam acolhidas e seguras aqui na escola – contou a diretora, Alessandra Cereza.

O clima não é diferente para os pequenos. É o caso da aluna da EMEI Gente Miúda, Larissa Schwingel, 5 anos, que já está com sua mochila organizada.

– A Larissa sente muita falta da escola, do pátio, das atividades, dos colegas e da professora. Eu estou bem segura e tranquila pois sei que a escola é boa e que tomará todos os cuidados necessários. Em casa já estamos explicando como será a escola, sobre o dever de limpar as mãos e que não poderá abraçar os colegas agora – disse a mãe, Deisi Schwingel. 

Aluna Larissa organizando a mochila / Crédito da foto: Pietra Darde / Divulgação

Veja como será o funcionamento nas escolas municipais nesta primeira etapa:

– Ao chegar na escola, o aluno terá que higienizar os sapatos no tapete sanitizante.

– A temperatura corporal será aferida com um termômetro de mão, bem como deverá passar álcool em gel nas mãos. 

– Em espaços de uso comum, serão instalados adesivos no chão que indicam o distanciamento mínimo entre as crianças.

Organização nas escolas / Crédito da foto: Pietra Darde / Divulgação

– O uso de máscara será obrigatório para os alunos, exceto para crianças da educação especial, conforme o Decreto Estadual nº 55.346, de 6 de julho de 2020. 

– O acesso à escola para pais ou responsáveis terá restrições diferenciadas em EMEIs e EMEFs, dependendo do tipo de construção e do acesso à escola.

– Cada escola terá uma sala de isolamento, que servirá para abrigar crianças em caso do aluno apresentar algum sintoma respiratório durante o horário de aula.

– Os espaços, os brinquedos e os materiais da escola serão higienizados com frequência ainda maior.

Crédito da foto: Pietra Darde / Divulgação
Crédito da foto: Pietra Darde / Divulgação

– Álcool em gel estará à disposição dos alunos.

– Nas salas de aula, foi observado o teto de ocupação dos espaços e dos ambientes, de acordo com as regras do decreto estadual. Mesas e cadeiras foram realocadas para manter o distanciamento mínimo entre os alunos.

Como será o atendimento nas escolas municipais na primeira etapa:

– Apenas crianças de 4 e 5 anos serão atendidas nesta etapa de retomada das atividades.

– Não há, neste momento, previsão para a retomada das aulas presenciais para crianças de zero a 3 anos.

– A presença nas atividades presenciais não é obrigatória. Se a família preferir, poderá manter a criança em casa, sem perda da vaga da matrícula e sem prejuízo na realização das atividades remotas.

– O atendimento será em turno reduzido para que seja possível avaliar o impacto das atividades presenciais neste período inicial: serão 4 horas diárias nesta primeira etapa, e as turmas serão divididas em dois grupos. Cada grupo terá aula presencial apenas dois dias na semana neste primeiro momento: um grupo terá aulas nas terças e quartas e outro nas quintas e sextas. Nas segundas-feiras será o dia de higienização completa da escola.

– Os alunos que não participarem das atividades presenciais seguirão recebendo atividades para realizar em casa.

– As famílias estão sendo avisadas pelas equipes diretivas sobre como se dará a retomada, os protocolos a serem seguidos e outras informações relevantes.

– Pais ou responsáveis deverão assinar, antes do primeiro dia de aula, um termo de consentimento para o retorno presencial do aluno.  

O calendário de retorno das atividades em Lajeado previsto até agora:

15/09 – Educação Infantil das escolas privadas – Em funcionamento

21/09 – Ensinos Superior e Ensino Médio das escolas privadas (municipais não têm ensino Médio) – Em funcionamento

1º/10 – Educação Infantil das escolas municipais (apenas para alunos de 4 a 5 anos)

13/10 – Ensino Médio (escolas estaduais)

28/10 – Anos Finais do Ensino Fundamental (todas as redes)

12/11 – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (todas as redes)

Para saber mais sobre o calendário apresentado pelo Governo do Estado, clique aqui.

- publicidade -