Clarão causado por queda de meteoro no RS é flagrado por câmeras em Teutônia

4185
Momento em que ocorre o clarão no Bairro Languiru / Crédito da foto: Frederico Wessel / Divulgação

A queda de um meteoro de grande magnitude foi registrada no Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta-feira (01/10), iluminando a noite no estado e em parte de Santa Catarina. Câmeras localizadas nos Bairros Languiru e no Morro das Antenas (Linha Harmonia), em Teutônia, flagraram o momento do clarão causado pela passagem. As imagens foram cedidas por Frederico Wessel. De acordo com o Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, foi o maior meteoro já registrado no Estado desde que o observatório começou a atuar em 2016.

A explosão do meteoro ocorreu por volta da 1:09 da madrugada sobre a região de Caxias do Sul, na Serra. O meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 100 quilômetros, com queda de aproximadamente 114 quilômetros de Taquara, sem tocar o solo. Sua luminosidade foi superior à da Lua. O tamanho do meteoro ainda deve ser analisado, assim como a sua velocidade.

De acordo com dados da Heller & Jung, cujo sistema cobre todo o Rio Grande do Sul, Uruguai, parte da Argentina, parte do Paraguai, Santa Catarina, Paraná e início de São Paulo, é a primeira vez que se registra um fenômeno de tamanha magnitude. Em função da onda de choque que ele produz, há sensação de explosão. Quando ocorre isso, o meteoro possivelmente deixou resquícios, produzindo meteoritos no solo.

As quedas de meteoros são fenômenos comuns que ocorrem diariamente de janeiro até o início de outubro. A Heller & Jung já registrou mais de 11 mil meteoros de baixa magnitude na área de cobertura do observatório. É natural que, com a queda, pessoas que avistaram o fenômeno tenham a sensação de explosão ou de tremores. Porém, não houve relatos de danos até o momento.

Segundo a Metsul Meteorologia, especialistas descrevem que se trata de um superbólido devido a sua grande luminosidade, que fez a noite se iluminar como se fosse dia por poucos segundos. O bólido, conforme astrônomos, provoca uma claridade muito maior do que um meteoro do tipo fireball, além de vibrações. Há casos em que chegam a gerar estampidos sônicos com vibrações a ponto de as pessoas sentirem a terra tremer. A queda de um bólido dificilmente traz risco. Em regra, cai fragmentado e danos são raríssimos.

Confira abaixo os vídeos do momento do clarão:

Bairro Languiru / Crédito: Frederico Wessel / Divulgação
Morro das Antenas (Linha Harmonia) / Crédito: Frederico Wessel / Divulgação

- publicidade -