Professora da Univates participa de evento da ONU para debater cidades no pós-pandemia

Jane Mazzarino abordará tema de suas pesquisas no PPGAD

538
Marca do evento / Crédito da foto: divulgação

A professora doutora Jane Mazzarino, da Universidade do Vale do Taquari – Univates, será painelista do Circuito Urbano, evento da Organização das Nações Unidas (ONU) que, em 2020, tem como tema “Cidades Pós-Covid-19: Diálogos entre Brasil e África Lusófona”. 

Professora Jane Mazzarino / Crédito da foto: Lucas George Wendt / Divulgação

No próximo dia 8, a partir das 10h, ela abordará como as relações entre a arte e a natureza podem possibilitar o enfrentamento dos desafios das cidades em tempos de pandemia. O evento é promovido pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), em parceria com países africanos de língua oficial portuguesa. 

Com o cruzamento entre os temas cidade e meio ambiente, sustentabilidade, ecologia profunda, ética e ativismo, arte e ecologia, o evento tem como objetivo abordar o papel cultural, social e político da arte engajada com questões de sustentabilidade nas cidades. A professora Jane estará ao lado de Andreia Oliveira e Helga Corrêa, docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento foi organizado pela pesquisadora Rosane Rosa, da UFSM.

A professora Jane investiga, no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), narrativas dos sujeitos sobre sua interação em ambientes naturais, construídas a partir da exploração das tecnologias sociais e de mídia, que valorizam as práticas experimentais, livres e criativas, em contato direto com a natureza. Um dos espaços de pesquisa dessas experiências são as hortas urbanas. 

A docente e pesquisadora da Univates atua também no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), no curso de Jornalismo, e é uma das cerca de 1 mil pessoas de todo o mundo convidadas a palestrar no evento, que terá 180 diferentes atividades ao longo do mês de outubro.

Mais informações sobre o evento e detalhes sobre a transmissão, que acontece no YouTube, podem ser conferidas neste link http://bit.ly/circuito-urbano-2020.  

ONU-Habitat
O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos estabeleceu-se em 1978 como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, é a agência das Nações Unidas que atua em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável e promove a moradia adequada para todas e todos.

Outubro Urbano & Circuito Urbano 2020
O ONU-Habitat realiza, todos os anos, o Outubro Urbano. Para isso, criou no Brasil, em 2018, o Circuito Urbano para apoiar institucionalmente e dar visibilidade a eventos organizados por diversos atores. Este ano, a 3ª edição do Circuito Urbano será realizada de forma totalmente virtual.

Países participantes do evento / Crédito da foto: divulgação

- publicidade -