Curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates inicia parceria com o Município de Bom Retiro do Sul

EMAU e Projeto de Extensão Patrimônio Vivo irão desenvolver atividades que buscam resgatar a história do município

685

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari – Univates, por meio do seu Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) e do Projeto de Extensão Patrimônio Vivo, firmou convênio, no último dia 6 de janeiro, com o Município de Bom Retiro do Sul, para realização de atividades de extensão na cidade. Estiveram presentes na reunião o Prefeito do Município, Edmilson Busatto; o Assessor de Gestão Pública, Carlos Dullius; a coordenadora do EMAU,  professora Jamile Weizenmann; o coordenador do Projeto de Extensão Patrimônio Vivo, professor Jauri Sá; o professor Augusto Alves e a bolsista Caroline Nichel. 

As reuniões para alinhamento das demandas tiveram início ainda em 2020 e a parceria firmada envolve ações em duas frentes. A primeira refere-se a um estudo de requalificação urbana do Centro Histórico de Bom Retiro do Sul, atividade esta que será realizada na disciplina de Requalificação Urbana do curso de Arquitetura e Urbanismo, ministrada pelo professor Augusto Alves, e na disciplina de Atelier Integrado IX, ministrada pelo professor Marcelo Heck, ambas com apoio do Escritório Modelo. 

O estudo será acompanhado pela Assessoria de Gestão Pública, em conjunto com a Central de Projetos e Secretaria de Educação e Cultura do município, além de envolver a comunidade local. Para o assessor de Gestão Pública, Carlos Dullius, essa parceria é um passo importante para o município: “Temos a Univates como nossa referência para inovação em projetos de requalificação urbana. Para nós, é uma grande oportunidade estar desenvolvendo projetos com base no conhecimento”, afirma.

A segunda frente de atividades firmada com o município propõe ações contínuas junto à comunidade, por meio do Projeto de Extensão Patrimônio Vivo, e também contará com apoio do Escritório Modelo. Essa atividade envolve o levantamento e estudo das edificações históricas da cidade, com o mapeamento e registro dos exemplares remanescentes. A preocupação apontada pelos representantes do município é com a falta de uso e deterioração acelerada do patrimônio edificado e o seu desaparecimento. Conforme Jamile, para evitar que essa perda da história do município continue, são necessárias ações de conscientização da população, assim como um trabalho técnico de registro e preservação dos remanescentes edificados de valor histórico-cultural. 

Nesse sentido, o Patrimônio Vivo atuará para contemplar tal demanda, produzindo, ao final do trabalho, uma Cartilha de Educação Patrimonial com as edificações históricas da cidade, a exemplo do que já fez em Santa Clara do Sul, para que esta possa ser trabalhada nas escolas do município e na comunidade em geral. A ideia, segundo o professor Jauri Sá, coordenador do Patrimônio Vivo, é trabalhar o resgate do patrimônio com as diferentes gerações, para que elas reconheçam, valorizem e passem a preservar o patrimônio da cidade. Segundo a professora Jamile Weizenmann, coordenadora do Escritório Modelo, essa relação entre ensino, pesquisa e extensão com as demandas regionais permite ao estudante enfrentar desafios concretos e situações-problema da realidade dos municípios da região, propondo soluções criativas e com embasamento teórico, além de possibilitar a interação entre estudantes, setor público e comunidade, em um processo de reflexões participativo e conjunto, que é o objetivo da extensão.

Curso de Arquitetura e Urbanismo é opção para o Vestibular

Interessados em ingressar no ensino superior ainda no primeiro semestre de 2021 podem realizar sua inscrição no Vestibular Complementar da Universidade do Vale do Taquari – Univates. A prova única de redação será aplicada de forma on-line ou presencial, no campus de Lajeado, no dia 26 de janeiro, a partir das 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site univates.br/comeceaqui

Para o primeiro semestre de 2021, além do curso de Arquitetura e Urbanismo, a Universidade oferece outros 28 cursos na modalidade presencial e 18 cursos EAD. Quem optar por realizar a prova de forma presencial, deve se deslocar até a Recepção do Prédio 1, caso escolha por Lajeado, ou até um dos 17 polos da Instituição, onde será feito o aferimento de temperatura e será informado sobre o local de prova da Instituição. Os candidatos devem portar um documento de identificação e uma caneta azul ou preta. A utilização da máscara é obrigatória no campus da  Univates e a Instituição garante que todos os protocolos de segurança serão rigorosamente seguidos.

Já no formato on-line, após realizar a inscrição, o candidato recebe um e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. O processo de correção acontece em até 48 horas e o resultado será enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates. As aulas para ambas as modalidades têm início em fevereiro.

- publicidade -