Polo da joia e da lingerie, a cidade de Guaporé, no limite entre a região do Vale do Taquari e da Serra, é destino certo para quem pensa em fazer compras. Mas a cidade, conhecida como a Capital da Hospitalidade, tem muito mais a oferecer aos turistas. Guaporé é o maior complexo de vendas direto de fábrica da região sul.
Além de um shopping, em toda a área central, especialmente ao longo da Avenida Silvio Sanson, tem lojas cheias de novidades em moda íntima, moda praia, fitness, joias e semijoias. A cidade possui o Selo Compra Segura, cumprindo todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus.
Entre os atrativos turísticos, quem vai a Guaporé não pode deixar de conhecer o Cristo do Morro do Galon, um dos pontos mais visitados da região e que oferece ao visitante uma vista panorâmica da cidade. Também não dá para deixar de conhecer a Praça Vespasiano Corrêa e a Igreja Matriz Santo Antônio, em estilo neogótico.
Para quem gosta de história, um ponto de parada é o Museu Municipal, na centenária Casa Maia, que proporciona uma viagem pela trajetória da joia, lingerie e da imigração italiana. A preservação da arquitetura também abriu espaço para a cultura, como a Biblioteca Júlio Campos, o Primo Café Restaurante e o prédio João Berta, que sediará um hotel.
Outro ponto que faz de Guaporé uma cidade reconhecida nacionalmente é o Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro. O autódromo, um dos mais belos do Brasil, é palco para grandes competições automobilísticas. Mas Guaporé também é natureza. No turismo aventura, a cidade convida os visitantes a contemplarem lindas paisagens como o Vale do Carreiro, Cascata do Bíscaro e Salto do Taquara. Já o turismo rural traz vinícolas, comida colonial italiana e as agroindústrias.
E um dos passeios mais incríveis do Brasil também tem Guaporé como destino. É o Trem dos Vales, que passa pela Ferrovia do Trigo, que tem partida e chegada na Estação Ferroviária do município, atravessando túneis e viadutos, entre eles, o Viaduto 13, o maior da América Latina.
Um roteiro de tirar o fôlego e cheio de emoção.
As iniciativas de turismo em Guaporé têm o apoio da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). Para conhecer e agendar visitas à cidade, é possível entrar em contato com a Secretaria de Turismo pelo telefone (54) 3443.5030 e pelo e-mail [email protected]. Também é possível agendar com as agências Serravalles Turismo e Receptivo (54) 99650.0750 e Navetur – Viagens e Turismo (54) 3443.1606.
Programe-se par visitar:
Vinícola Gheller
– Informações: (54) 3443-8383 ou (54) 9.8118-2862.
– Espaço para eventos, degustação e visitação na vinícola. Visitação com agendamento e atendimento a grupos.
– Acesso pela ERS-129, em frente ao Shopping Belas Guaporé.
Vinícola Giaretta
– Informações: [email protected], www.vinicolagiaretta.com.br e telefones: (54) 3443-1806 ou (54) 3443-8387.
– Pesque e pague, gastronomia, degustação e visitação na vinícola. Espaço para eventos. Restaurante aberto aos sábados e domingos ao meio-dia e com agendamento para grupos.
– Localizada na Linha Sexta Caravaggio, entre os municípios de Guaporé e União da Serra. Acesso pelo trevo secundário de Guaporé.
Vinícola Scalco
– Informações: (54) 3443-8372.
– Restaurante típico italiano com agendamento, agroindústria, visitação e degustação na vinícola. Jantares e almoços típicos italianos com agendamento, produtos coloniais, passeios de carretão e filó.
– Localizada na Linha Félix da Cunha, entre os municípios de Dois Lajeados e Guaporé.
Autódromo Internacional Nelson Luis Barro
– O Autódromo é o atrativo que tornou Guaporé conhecido em todo o Brasil. Sua pista possui 3.080 metros.
– Aberto à visitação.
– Informações: Associação Guaporense de Automobilismo (54) 3443-1110.
Igreja Matriz Santo Antônio
– Construída em estilo neogótico, com belos painéis e vitrais. Aberta para visitação.
Monumento do Cristo
– Localizado no morro mais alto de Guaporé, o Monumento do Cristo possui
13 metros de altura e é ostentado em um pedestal de 7 metros. O acesso é
pelo trevo principal, à esquerda da entrada da cidade.
– Informações: Secretaria de Turismo (54) 3443-5030.
Museu Municipal de Guaporé
– Reinaugurado em 2019, o Museu conta com diversos segmentos de preservação da História, como História da Joia, da Lingerie, comunicações, profissões, cultura italiana e arte sacra.
– Aberto de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Para grupos, abre em finais de semana e feriados com agendamento.
– Informações: (54) 3443-5030.
Rota de compras
– São mais de 150 lojas, direto de fábrica. Abertas de segunda-feira a sábado à tarde. A cidade tem ainda o Shopping Belas Guaporé, com mais de 60 lojas, aberto de segunda a domingo, até as 18h. Joias folheadas,
lingeries, moda praia e fitness, com produtos acompanhando as tendências da moda mundial.
– Shopping Belas Guaporé: (54) 3443-5225 (agendamento de grupos).
– Ajoli: (54) 3443-6323 (agendamento de grupos e cadastro de guias).
– Secretaria Municipal de Turismo: (54) 3443-5030.
Cascata Salto do Taquara
– Localização: no Arroio Taquara, a 4 km da cidade, estrada não pavimentada.
– Acesso: livre e de grau de dificuldade baixo a médio.
Para visitar
Para conhecer Guaporé e agendar visitas à cidade, é possível entrar em contato com a Secretaria de Turismo pelo telefone (54) 3443.5030 e pelo e-mail [email protected]. Também é possível agendar com as agências Serravalles Turismo e Receptivo (54) 9 9650.0750 e Navetur – Viagens e Turismo (54) 3443.1606.