Lajeado recebe 1.210 novas doses de vacina para vacinar idosos acima de 85 anos e mais profissionais da saúde

764
A fisioterapeuta Fernanda Drebes Baasch recebeu a imunização pela manhã / Crédito da foto: Maiara Rovêa / Divulgação

Após ter recebido uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 nesta segunda-feira, 08/02, o município de Lajeado poderá avançar ainda mais no processo de imunização. A partir desta terça-feira, pessoas com mais de 85 anos poderão buscar a vacina. Este é a primeira faixa etária de idosos contemplada nesta nova etapa de vacinação. Além disso, a vacinação também será permitida agora para outros grupos de profissionais de saúde, abrangendo outras especialidades mencionadas no regramento estadual (veja quadro abaixo). 

A vacinação será centralizada no Centro de Saúde Montanha (informações no quadro abaixo). As pessoas serão vacinadas por ordem de chegada, até acabarem as doses disponíveis. Os idosos terão prioridade na fila de espera.

– Como ainda não temos vacina para todo mundo, e as doses chegam aos poucos, pedimos a compreensão dos públicos que serão contemplados agora para que tenham bom senso e tranquilidade e que entendam que, neste momento, nosso objetivo principal é vacinar as pessoas com mais idade e também aqueles profissionais que fazem atendimento a paciente – explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi.

Nesta segunda-feira, mais profissionais de saúde foram imunizados no Posto de Saúde do Montanha, e as 150 doses disponíveis se esgotaram, sendo aplicadas conforme a ordem de chegada dos interessados. A fisioterapeuta Fernanda Drebes Baasch, que recebeu a imunização pela manhã, contou que se sente realizada por poder ser vacinada contra a Covid-19.

– É uma emoção muito grande tu acreditar na ciência e poder viver esse marco histórico. Todo mundo está, de certa forma, na expectativa de receber a vacina e poder retomar a vida – contou a profissional que atua há 11 anos na área.

Importante ressaltar que a Secretaria Municipal da Saúde segue estritamente os critérios e a ordem de vacinação orientados pelo Governo do Estado, ampliando a vacinação para novos grupos etários ou de profissionais de saúde na medida em que mais doses são entregues ao município. Na medida em que mais doses chegarem, mais profissionais da saúde serão atendidos e novas faixas etárias serão incluídas. Todas as pessoas que fizerem a primeira dose da vacina receberão uma carteira e serão orientadas sobre quando deverão fazer a segunda dose da imunização, já que todas as vacinas disponíveis no Brasil até o momento exigem 2 doses.

SOBRE A VACINAÇÃO DE IDOSOS

– Quem pode se vacinar: idosos com 85 anos completos ou mais. É preciso apresentar documento com data de nascimento. O idoso pode ir acompanhado de um responsável. O acompanhante não terá direito à vacinação se não estiver enquadrado em grupos nos quais já está permitida a vacinação.

– Se o idoso estiver no carro e não puder se deslocar, o acompanhante poderá solicitar no posto que o vacinador se desloque até o veículo.

– Idosos com idade menor que 85 anos só passarão a ser vacinados quando o grupo de maiores de 85 anos já tiver sido atendido. Neste momento, não adianta ir ao posto com menos de 85 anos porque não há vacina disponível para menores de 85 anos.

– A vacinação de idosos com mais de 60 anos acamados (que não podem se deslocar ao posto) será feita de forma domiciliar. A Secretaria Municipal da Saúde já está organizando as equipes para esta atividade, que será iniciada a partir de quarta-feira, 10/02. As doses para estas pessoas já estão reservadas. Se uma família tem idoso acamado deverá entrar em contato com a unidade ou posto de saúde do seu bairro para buscar informações.

SOBRE A VACINAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE 

Quem poderá se vacinar: poderão se vacinar profissionais das áreas abaixo, que prestem atendimento a pacientes, mediante apresentação da carteira profissional e do endereço de atuação profissional em Lajeado:

– Médicos 

– Odontólogos 

– Profissionais de Enfermagem (enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem) 

– Fonoaudiólogos

– Nutricionistas

– Psicólogos

– Fisioterapeutas

– Farmacêuticos

– Terapeutas ocupacionais

– Biomédicos

– Assistentes sociais

– Técnicos, auxiliares e trabalhadores de apoio das áreas acima citadas

– Cuidadores de idosos, doulas e parteiras

– Funcionários do sistema funerário e IML, em contato com cadáveres potencialmente contaminados

IMPORTANTE: outros profissionais da saúde serão incluídos nas próximas etapas da vacinação.

SOBRE OS LOCAIS E OS HORÁRIOS DE VACINAÇÃO

Local de vacinação: Centro de Saúde Montanha (Rua João Sebastiany, 1.312, bairro Montanha), com entrada pela lateral (auditório)

Horário de vacinação: das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h, enquanto houver doses disponíveis. 

Como será: a vacinação será feita por ordem de chegada, mediante apresentação dos documentos. 

- publicidade -