Postos de Saúde de Teutônia têm novos protocolos a partir de hoje

Consultas eletivas serão suspensas para reduzir riscos de contaminação cruzada nas unidades básicas de saúde

2086
Posto de Saúde do Loteamento 8 é um dos locais de atendimento em Teutônia / Crédito: Arquivo FP / Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde definiu os protocolos que serão adotados nas unidades básicas de saúde (postos de saúde) a partir de hoje, segunda-feira (22/2). A prioridade será para casos suspeitos de Covid-19 e estão temporariamente suspensos os atendimentos eletivos (agendados).

Com o agravamento do cenário, os atendimentos nas unidades básicas de saúde serão adaptados para priorizar o acolhimento de pessoas com sintomas gripais e suspeita de Covid-19. A medida pretende evitar a contaminação cruzada, ou seja, pessoas sem sintomas gripais se contaminem com o vírus em função de compartilharem o mesmo ambiente que pessoas contaminadas.

O objetivo também é resguardar a equipe de saúde que atua na linha de frente contra o novo coronavírus. Se os profissionais se contaminarem, o atendimento nas UBSs também entrará em restrição. Este protocolo já foi adotado nos primeiros meses do ano de 2020, no início da pandemia.

Os atendimentos eletivos (agendados) e não urgentes estão suspensos temporariamente. Voltarão a ocorrer de acordo com a possibilidade e disponibilidade das equipes de saúde.

Os ajustes ocorreram neste domingo (21/2), quando estiveram reunidos: a equipe de coordenação das unidades básicas de saúde, médicos, enfermagem, farmácia, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, secretário e subsecretário.

Atenção ao momento

Este é o momento mais crítico da pandemia, visto que os hospitais da região enfrentam esgotamento de leitos de UTI. Ainda houve um aumento expressivo no número de consultas Covid nas últimas semanas, que têm se intensificado nos últimos dias, fatores que indicam um risco iminente de colapso do sistema público e privado de saúde.

O município pede a colaboração de todos neste momento crítico, principalmente quanto à aglomerações nas unidades de saúde, pois esta nova cepa do vírus tem se mostrado mais agressiva, contaminando e debilitando pessoas de todas as faixas etárias.

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Não dá pra entender fazem restrição ao local onde o cidadão busca ajuda pra salvar- se das doenças e tudo ligado a saúde. Mas o resto continua normal como se nada estivesse acontecendo, visto empresas e todos locais de trabalho onde à maior aglomeramento , será mesmo que uma máscara ou um gel está nos salvando ou um fique em casa ?! Há quanto tempo estamos nesse fecha tudo e obrigatoriedade de epis ?! E se está variante do vírus está atingindo jovens e crianças, vão fechar às escola ou nada ver, é só na área da saúde que pega o vírus? Só na saúde que pessoas vão e vêm e cometem aglomeração, não dá pra entender essa lógica!!!???? MAS ISTO É SOMEMENTE UMA OPINIAO DE QUEM TENTA FAZER TUDO PELO CERTO E TENTA DE TODAS AS MANEIRAS PROTEGER OS SEUS E QUALQUER PESSOA. ŔESPEITANDO A VIDA. E entender certas medidas , pq antes do covid , existe outras doenças que matam a qualquer momento , pessoas em tratamentos de anos e que tbem podem morrer deixando seus atendimentos de lado. E muitas perguntas sem resposta, assim concluo meu desabafo por não entender o mundo onde penso fazer parte. Desculpe por adentrar está página e fazer este comentário. De alguém que só não pirou pq acredita e tem muita fé e esperança em Deus.🌻😥🙏🏻🙏🏻

Comments are closed.